F1BC Formula Pro 2010/1 @ Barcelona

Um alto nível e grandes disputas configuraram a estréia da Fórmula Pro no circuito virtual de Barcelona, neste último domingo (31/01). Com a liderança da prova indefinida até o último instante entre três pilotos, Diogo Oliveira arma uma estratégia, combinada com sua velocidade, para levar a etapa inicial do campeonato, que também teve um forte acidente.

Na classificação, Medeiros leva a melhor ao cravar a pole position, seguido de Machado, mas a liderança estaria ameaçada a cada volta já que seis pilotos marcam tempo no mesmo segundo, demonstrando que a prova seria equilibrada e que constância e estratégia seriam as chaves para a vitória. Em corrida de estréia, Adriano Neradil marca o terceiro tempo seguido de Maurício Jr. completando a segunda fila. Diogo Oliveira e Fagner Roberto, atual bi-campeão da categoria, fecham a terceira fila.

Classificação
1 Thiago Medeiros (Williams), 1:21.347
2 Lucas Machado (Scuderia), 1:21.577
3 Adriano Neradil (Renault), 1:21.667
4 Mauricio Jr (Ferrari), 1:21.668
5 Diogo Oliveira (Ferrari), 1:21.765
6 Fagner Roberto (RBR), 1:21.833
7 Paulo Roberto (Force Índia), 1:22.633
8 Fernando Passos (Ferrari), 1:22.748
9 Andre Cozza (RBR), 1:22.875
10 Daniel Maloni (RBR), 1:23.077
11 Ronan Mendina (Williams), 1:23.286
12 Sergio Buch (STR), 1:24.066
13 Thiago Moreira (Williams), 1:25.495
14 Gean Celso (McLaren), 1:25.495
15 Fernando Siggelkow (Brawn), 1:25.495

Na largada, os pilotos mostram perícia ao conduzir seus monopostos com segurança e habilidade, já que nenhum acidente foi registrado. Medeiros mantêm a ponta, seguido de Machado e Oliveira. Fagner Roberto faz bela largada e se mantêm na quarta posição, até que por problemas de conexão acaba abandonando a corrida. O público acompanhou disputas por diversas posições durante toda a primeira volta.

Um grave acidente causa abandonos já no começo da corrida, quando Maurício Jr. escapa na última curva do circuito ainda na primeira volta perdendo a traseira de seu fórmula e colidindo diretamente na reta dos boxes. Fernando Passos que vinha logo atrás não conseguiu evitar a colisão e abandona precocemente a primeira etapa assim como Sérgio Buch.

A briga continua acirrada pela ponta entre o primeiro pelotão que se formou desde o início da corrida. Machado tenta aproximação e ameaça Medeiros a cada volta. Diogo Oliveira acompanha a disputa de perto ameaçando Machado a cada giro em Barcelona. Paulo Roberto, outro piloto em estréia na categoria, se mantêm na quarta posição sendo perseguido por Daniel Maloni.

Com os três primeiros em ritmo forte durante toda a primeira parte da corrida, a estratégia de duas paradas foi confirmada quando Medeiros e Machado entram nos boxes para o primeiro pit-stop. Oliveira continua na pista tentando tirar vantagem entrando no pit voltas depois.

Após a primeira janela, as posições não se alteram na ponta e, pouco mais atrás, uma briga entre Paulo Roberto, Daniel Maloni e André Cozza começava a chamar a atenção. Ronan Mendina tem problemas e acaba abandonando em sua corrida de estréia na categoria. Gean Celso demonstra estratégia de apenas uma parada e Fernando Siggelkow, que estava com seu carro um pouco avariado, fazem a estréia na categoria também.

Logo após a segunda parada nos boxes, a liderança da corrida sofre alteração quando Diogo Oliveira retarda sua parada e faz suas melhores voltas, marcando inclusive a melhor da corrida. Oliveira sai dos boxes com certa vantagem para assumir a ponta da corrida e não mais largar. Medeiros e Machado continuam brigando pela segunda posição. Um pouco desgarrado do pelotão principal, Daniel Maloni e André Cozza protagonizam uma briga intensa pela quinta posição e, com isso, diminuindo a vantagem que Paulo Roberto tinha sobre eles na quarta posição.

Ao final, Diogo Oliveira vence a prova se colocando como favorito ao título já na primeira etapa. Thiago Medeiros chega na segunda colocação seguido de Machado no terceiro posto. André Cozza supera Daniel Maloni e fecha a corrida em quarto lugar.

A segunda etapa da Fórmula Pro será disputada nas ruas de Monte Carlo, no domingo do dia 14/02, com transmissão ao vivo no site F1BC.com de automobilismo virtual.

Final, 50 minutos
1 Diogo Oliveira (Ferrari), 51:08.403
2 Thiago Medeiros (Williams), +0:02.462
3 Lucas Machado (Ferrari), +0:02.973
4 Andre Cozza (RBR), +0:53.730
5 Daniel Maloni (RBR), +1:07.444
6 Paulo Roberto (Force), +1:23.801
7 Gean Celso (McLaren), +1 volta
8 Adriano Neradil (Renault), +1 volta
9 Fernando Siggelkow (Brawn), +4 voltas*
— Ronan Mendina (Williams), Acidente (18)**
— Fagner Roberto (RBR), Abandono (14)
— Sergio Buch (STR), Acidente (1)
— Fernando Passos (Ferrari), Suspensão (1)
— Mauricio Jr (Ferrari), Suspensão (1)
Volta mais rápida: D. Oliveira 1:20.562

Punições
F. Siggelkow +60s, toque em S. Buch causando abandono (volta 1)*
R. Mendina +5s, cut track linha de saída dos boxes (volta 12) **

* Por acúmulo de 60 segundos, largará dos boxes na próxima prova
** Infração branda, não acumulada em caso de abandono