F1BC Indy Pro 2010/1 @ Iowa

Foram 190 voltas de tensão e indefinições, na sexta etapa da categoria Indy Pro do clube F1BC. O circuito de Iowa pegou muitos pilotos de surpresa, com seus incidentes, bandeiras amarelas e entrada de boxes apertada. Mas, na “sorte de campeão”, Pedro Mega passou por tudo isso e ainda venceu, retomando o título com uma etapa de antecedência.

Na sessão classificatória, Pedro Mega mostrou que não estava para brincadeiras na briga rumo ao título, conquistando a pole-position. Ao lado dele, Heitor Luiz. Atrás do piloto da Checkpoint, outro representante da 4Brothers, Evandro Dantas. Porém, o vice-líder do campeonato Fabio do Carmo se classificou em sétimo. Já o terceiro na tabela, André Cozza, teria a árdua missão de largar dos boxes, assim como outros que cumpriram punição. Confira o grid completo abaixo:

Classificação
1 Pedro Mega (CheckPoint), 0:15.354
2 Heitor Luiz (4Brothers), 0:15.397
3 Evandro Dantas (4Brothers), 0:15.414
4 Fabio Santana (CheckPoint), 0:15.428
5 Fabio Neris (Sinister), 0:15.445
6 Mauricio Jr (Sem equipe), 0:15.446
7 Fabio do Carmo (4Brothers), 0:15.450
8 Fagner Roberto (Pro Chiara), 0:15.455
9 Raphael Freire (TechBox), 0:15.472
10 Ismael Nogueira (Sinister), 0:15.483
11 Daniel Maloni (Chiara), 0:15.499
12 Adriano Pinheiro (Ghost Racer), 0:15.525
13 Eraldo Silva (Ghost Racer), 0:15.534
14 Fabio Carreira (Sem equipe), 0:15.559
15 Luiz Eduardo (Ghost Racer), 0:15.630
16 Fernando Passos (Pro Chiara), 0:15.691
17 Rafael David (RealGame), 0:15.796
18 Diogo Oliveira (Chiara), sem tempo
19 Andre Cozza (Pro Chiara), sem tempo
20 Gean Celso (Sinister), sem tempo
21 Thiago Medeiros (RealGame), sem tempo
22 Thiago Clark (Ghost Racer), sem tempo
23 Thiago Rosa (Chiara), sem tempo

A penúltima etapa da indy-Pro trouxe Pedro Mega, Fabio do Carmo e André Cozza como favoritos ao título. André Cozza cumprindo penalização automática largou dos boxes, facilitando a vida de seus adversários. Na briga por equipes a Pro Chiara entrou com boa vantagem na liderança, seguida das fortes CheckPoint, 4Brothers e Ghost Racer, todas com reais chances de título.

O campeonato começa a ficar imprevisível na primeira volta, quando Mega cai para quarto, enquanto Fabio do Carmo executa largada fantástica e já pula para terceiro. Logo os pilotos que cumpriram penalização já estavam levando volta de desvantagem – Iowa é um pequeno oval de 0.8 milhas – e o tráfego deixou tudo bastante misturado.

Com os três primeiros colocados sendo pilotos da 4Brothers, em pouco tempo Fabio era o líder, enquanto Evandro e Heitor tentavam conter o avanço de Pedro, que já começava a ter a companhia de seus parceiros, Fabio Santana, Fabio Neris e Ismael Nogueira. Não muito atrás, ou seja, quase meia volta em Iowa, seguiam Fagner Roberto e Mauricio Junior em sétimo e oitavo, também em troca de vácuo.

A briga pelo título era quente, e Pedro Mega e Fabio do Carmo se tocam sem maiores consequências para os pilotos, porém Fabio perde rendimento e perde várias posições nas voltas seguintes, enquanto Pedro Mega se preparava para atacar o líder Heitor Luiz. Do Carmo perdeu tirmo, e Heitor Luiz era o novo líder, com Mega em segundo. O vice-líder do campeonato caía para a sétima posição. Fabio foi o primeiro a fazer pit-stop, na volta 37.

Dois giros depois, a primeira bandeira amarela, com Maloni acertando o muro interno e perdendo a roda. Péssimo para Do Carmo, que já havia parado em bandeira verde perdendo três voltas, e ótimo para os demais, que fizeram suas paradas sem perda. Mega, Neris, Luiz, Dantas, Santana, Nogueira, Silva, Roberto, David e Junior era a nova ordem de carros na volta do líder.

Após novo trecho em bandeira verde as coisas pareciam realmente favoráveis para Mega. André Cozza sofreu um forte acidente sendo obrigado a fazer um pit demorado para reparos, após uma confusão a sua frente, e via suas chances de título irem para o espaço, com a última posição. Fabio do Carmo, com a 17ª colocação, também só poderia torcer para muitos abandonos, caso quisesse pontuar muito em Iowa.

A segunda janela de pit-stops se fazia necessária pelo alto desgaste de pneus, a partir da volta 96. Sem bandeiras amarelas, restava aos pilotos perderem três a quatro voltas neste processo, que se normalizava assim que todos executavam o reabastecimento e troca de pneus. Luiz é mais ágil em sua parada e volta em primeiro, com Neris em segundo, e Mega em terceiro.

A segunda bandeira amarela foi motivo de polêmicas. Quando Passos cravou seu Reynard-Ford no muro, a decolagem quase que instantânea à frente de Pedro Mega conseguiu acertar de raspão o bico e o santantônio, o topo do carro. O número 29 da Checkpoint capotou, voou e rodou no chão, mas, graças a porcentagem de danos reduzida nas categorias Indy e Stock, o líder do campeonato conseguiu permanecer vivo na prova.

Heitor e Neris, os únicos carros na mesma volta, do líder, foram para os boxes, e Mega no giro seguinte também fez sua parada, sem consertar danos, tão rápida que voltou a frente de Neris na segunda posição, ambos uma volta atrás de Heitor Luiz, que curtia a liderança com pelo menos um giro de vantagem sobre todos os outros. A esperança para qualquer um seria o Lucky Dog – onde o primeiro piloto voltas atrás pode descontar volta em relação ao líder -, vantagem dada apenas uma vez a cada entrada do Safety Car.

Restavam 13 minutos para o fim após a bandeira verde ser agitada. Foram cinco minutos de pé embaixo em Iowa, até que a terceira intervenção da bandeira amarela se fez necessária. Tudo deu certo para Pedro Mega: além de poder descontar a volta em relação a Heitor Luiz, seu principal adversário spelo título havia se acidentado. Fabio d Carmo e Thiago Clark se enroscaram, e Fabio praticamente deu adeus as chances de levar a decisão para Chicagoland.

Na relargada, a briga direta pela vitória. Pedro Mega ultrapassa Heitor Luiz. Tudo se encaminhava para uma chegada com dois carros juntos, e então surge a quarta e última bandeira amarela. Dantas toca Neris ainda na entrada da curva, e o carro da Sinister bate forte no muro após ser acertado ainda pelo companheiro de equipe Gean Celso. Com o tempo esgotado e atrás do carro de segurança, terminava ali a etapa.

Pedro Mega vence, e ainda consegue um feito dos mais complicados, o título por antecipação em uma categoria tão equilibrada quanto a Indy Pro, e com um hattrick! Heitor Luiz foi o segundo, e Fabio Neris completou o pódio, mesmo cruzando a linha de chegada com três rodas.

O vice-campeonato segue disputado, entre Fabio do Carmo, Fabio Neris, André Cozza, Fagner Roberto e Eraldo Silva.

No campeonato por equipes, a Pro Chiara soma 285 pontos, contra 271 da Checkpoint, 236 da 4Brothers, 213 da Ghost Racer, e 178 da Sinister, um equilíbrio que coloca todas elas no páreo para a última etapa, que por conta disso pode ter grid cheio.

A sétima e última etapa da categoria F1BC Indy Pro será disputada no oval de Chicagoland, na segunda-feira do dia 19 de abril, com transmissão ao vivo nos sites F1BC.com e RaceBrasil.com.br. O clube F1BC conta com todos os participantes inscritos na temporada, para uma grande corrida final, no centésimo circuito utilizado em sua história!

Final, 60 minutos
1 Pedro Mega (CheckPoint), 190 voltas
2 Heitor Luiz (4Brothers), +0.500
3 Fabio Neris (Sinister), +1 volta
4 Fabio Santana (CheckPoint), +1 volta [+60s]
5 Fagner Roberto (Pro Chiara), +2 voltas
6 Ismael Nogueira (Sinister), +2 voltas
7 Luiz Eduardo (Ghost Racer), +3 voltas
8 Thiago Clark (Ghost Racer), +4 voltas
9 Evandro Dantas (4Brothers), +5 voltas [+60s]
10 Rafael David (RealGame), +6 voltas
11 Gean Celso (Sinister), +6 voltas [+60s]
12 Raphael Freire (TechBox), +7 voltas
13 Eraldo Silva (Ghost Racer), +7 voltas
14 Thiago Medeiros (RealGame), +8 voltas
15 Mauricio Jr (Sem equipe), +8 voltas [+60s]
16 Fabio do Carmo (4Brothers), +9 voltas [+15s]
17 Andre Cozza (Pro Chiara), +17 voltas
18 Fernando Passos (Pro Chiara), Abandono (144)
— Daniel Maloni (Chiara), Acidente (75)
— Diogo Oliveira (Chiara), Abandono (31)
— Adriano Pinheiro (Ghost Racer), Acidente (29)
— Fabio Carreira (Sem equipe), Não largou
— Thiago Rosa (Chiara), Não largou
Volta mais rápida: Pedro Mega, 15.260
Hattrick para Pedro Mega.

Punições desta etapa
F.Santana +60s, toque em G.Celso causando danos na traseira (91)
M.Junior +30s, dificultou ultrapassagem quando retardatário (134)
F.do Carmo +15s, toque em T.Clark causando rodada (161)
E.Dantas +60s, toque em F.Neris causando danos na traseira (184)

Punições pendentes desta etapa
Nenhuma.

Determinações para próxima etapa
F.Santana largará dos boxes (atingiu 60s de penalizações)
E.Dantas largará dos boxes (atingiu 60s de penalizações)
D.Ferraz largará dos boxes (penalidade pendente de Indianapolis)

Alertas
A.Pinheiro, entrar corretamente com segurança nos boxes (29)
T.Clark, entrar corretamente com segurança nos boxes (84, 132)
E.Silva, entrar corretamente com segurança nos boxes (85)
P.Mega, entrar corretamente com segurança nos boxes (94)
E.Dantas, evitar forçar abertura de espaço em curvas (99)
F.Santana, evitar fechar tangência com carros por dentro (99)
T.Medeiros, entrar corretamente com segurança nos boxes (124)
E.Dantas, entrar corretamente com segurança nos boxes (128)
F.do Carmo, evitar espalhar em saída de curva com carros por fora (153)
I.Nogueira, evitar fechar tangência com carros por dentro (158)
T.Clark, evitar espalhar em saída de curva com carros por fora (162)
E.Dantas, evitar fechar tangência com carros por dentro (181)

Punições cumpridas de etapas anteriores
M.Junior +15, jump start (Indianapolis)
M.Junior +15, jump start (Indianapolis)
G.Celso +60s, retorno perigoso causando colisão com danos (Infineon)

Punições pendentes de etapas anteriores
F.Passos +15, jump start (Indianapolis)
D.Oliveira +15, jump start (Indianapolis)
D.Frias +15, jump start (Indianapolis)
T.Rosa +15, jump start (Indianapolis)
F.Passos +15, jump start (Indianapolis)
D.Oliveira +15, jump start (Indianapolis)
D.Frias +15, jump start (Indianapolis)
D.Ferraz +60, retorno perigoso causando contato com danos (Indianapolis)
F.Carreira +15s, toque em Evandro Dantas causando rodada (Infineon)
P.Carvalho +15s, toque em E.Silva causando rodada (Infineon)
D.Frias +30s, toque em T.Medeiros causando danos na dianteira (Infineon)
F.Siggelkow +15s, ultrapassou antes da linha em relargada (Atlanta)