Virtual Mini: Victor Ribeiro (Grip) vence prova em Curitiba com pior chuva já vista

F1BC Virtual Mini 2021/1 @ Curitiba

O circuito de Curitiba recebeu nesta quinta-feira (18) a quinta etapa da Virtual Mini, válida pela temporada 2021/1 do F1 Brasil Clube, e a mudança repentina de céu aberto para tempestade pegou vários pilotos de surpresa, que simplesmente ficaram pelo caminho, e abriram espaço para a Grip formar uma trinca com Victor Ribeiro, Fred Quintao e Rodrigo de Sousa.

O qualifying teve Henrique Galleazzi anotando a melhor volta, a frente de Glauber Figueiredo, Rodrigo de Sousa, Emerson Bracisievicz e Fred Quintão, que formaram o grupo dos cinco mais velozes. Segue a relação completa de largada, que contou com 12 pilotos.

Classificação
1 Henrique Galleazzi (Alliance SimRacing),
2 Glauber Figueiredo (Alliance SimRacing),
3 Rodrigo de Sousa (Grip Racing 2),
4 Emerson Bracisievicz (Alliance SimRacing),
5 Fred Quintao (Grip Racing),
6 Victor Ribeiro (Grip Racing),
7 Pablo Cunha (Independente),
8 Andre Retek (Team Brasil Racing),
9 Carlos Quintao (Grip Racing),
10 Raphael Skarnulis (Independente),
11 Joao Junior (Team Brasil Racing),
12 Eduardo Lidio (JD Racing Team),

Enquanto os companheiros de Alliance quase se tocaram na arrancada da primeira fila, sabe-se lá como Fred Quintão surgiu como um foguete da quinta posição na grelha para assumir a liderança em Pinhais.

Galleazzi caia para sexto, e o contraste era dado por João Junior, que do 11º posto já surgir em sétimo. Quintão abria pequena vantagem na frente, deixando as emoções com Glauber, Victor, Rodrigo e companhia.

Aí a chuva começou, e logo de cara pegou pesado com uma tempestade surreal. Era a condição mais extrema no Automobilista 2 em ação. Sete pilotos – os quatro da Grip, mais Retek, Lidio, e Emerson foram rapidamente para as trocas de pneus, enquanto os outros cinco – Junior, Henrique, Glauber, Pablo e Raphael decidiram dar mais um giro.

Aí o caos foi instaurado, primeiramente com Galleazzi e Junior se tocando, Glauber escapando, e poucos metros depois nenhum deles conseguindo segurar seus Minis na pista. Gramado, guard rail e barreira de pneus foram os destinos destes.

Mesmo Carlos Quintão não conseguiu fazer a troca para os pneus “all weather” nos boxes, e voltou sem esperanças, já que mais uma volta poderia render pelo menos 4 minutos nestas condições.

A conta chegou para os pilotos que ficaram de slicks, e para Retek, que arrumou uma “panca” na saída do Esse com carros muito mais lentos e atravessados. E pra piorar a sensação destes, a tempestade começava a se afastar.

Após isso o caminho ficou livre para quem fez a troca de pneus, e a corrida teve zero emoção. Coube a Victor Ribeiro aceitar a ajuda dos companheiros de equipe e subir ao topo do pódio nos minutos finais, seguido por Fred Quintao e Rodrigo de Sousa.

Henrique Galleazzi e Eduardo Lidio formaram o ‘Top 5’, e a lista de sobreviventes teve ainda Glauber Figueiredo e Carlos Quintão.

Com os resultados, Victor Ribeiro pulou para a liderança da tabela com 102 pontos, ante 81 de João Junior, 65 de Fred Quintão, 55 de Andre Retek, e 44 de Henrique Galleazzi. Entre as escuderias, a Grip Racing soma 198, enquanto a Team Brasil Racing totaliza 145, e a Alliance SimRacing 109.

O pós-corrida teve uma extensa análise de dados sobre o simulador Automobilista 2 e seus respectivos testes em pista, para certificação das condições climáticas e da possibilidade de os pilotos conseguirem seguir adiante na corrida. Confirmada ser uma característica atual do simulador Automobilista 2, possível de ser replicada em treinos, e que permitiam aos pilotos seguirem na corrida, foi descartada a possibilidade de enquadramento no item 4.14.3 do Regulamento (Problemas excepcionais parciais durante a corrida), tanto pela natureza do ocorrido quanto pelo número de pilotos que não conseguiram prosseguir.

“Corridas como essa se tornam históricas, com uma situação totalmente atípica e um aprendizado único, uma situação que faz parte da evolução dos simuladores e de nossa compreensão sobre suas características”, afirmou Rodrigo Wizard Steigmann, Diretor Geral do F1 Brasil Clube.

A Virtual Mini terá sua próxima etapa no dia 1º de abril às 22h (horário de Brasília), no circuito de Hockenheim, com transmissão ao vivo no canal F1BC no YouTube. Todas as informações sobre o F1 Brasil Clube você confere em www.f1bc.com.

Final, 50 minutos
1 Victor Ribeiro (Grip Racing), 33 voltas
2 Fred Quintao (Grip Racing),
3 Rodrigo de Sousa (Grip Racing 2),
4 Henrique Galleazzi (Alliance SimRacing),
5 Eduardo Lidio (JD Racing Team),
6 Glauber Figueiredo (Alliance SimRacing),
7 Carlos Quintao (Grip Racing),
8 Andre Retek (Team Brasil Racing), DNF
9 Pablo Cunha (Independente), DNF
10 Joao Junior (Team Brasil Racing), DNF
11 Emerson Bracisievicz (Alliance SimRacing), DNF
12 Raphael Skarnulis (Independente), DNF
Volta mais rápida: Fred Quintao.

Race Control
Sem análises.

O F1BC tem o patrocínio de CriaPubli, M7Help, W1 League, a parceria e apoio de Aliança Contra Incêndio, F1 Brasil, F1 Mania, Got It English, Planet Games, Reiza Studios, e SpeedZone.