Super GT: Matheus Saliba (Grip) vence duelo com Murno por 113 milésimos em Barcelona

F1BC Super GT 2021/2 @ Barcelona

A segunda etapa da Super GT, pela temporada 2021/2 do F1 Brasil Clube, foi realizada nesta quarta-feira (2) no circuito de Barcelona, e Matheus Saliba (Grip Racing) e Lucas Murno (Bravo Racing) protagonizaram um grande duelo, que culminou com Saliba a frente por meros 113 milésimos de segundo.

A tomada de tempos teve Thiago Mendes (40kg de lastro) com a posição de honra, a frente de Lucas Murno (50kg), Juscelino Honorato (20kg), Fred Quintão (40kg), e Matheus Saliba nos primeiros lugares, de um total de 11 pilotos. Confira abaixo a ordem de largada completa.

Classificação
1 Thiago Mendes (Team Brasil Racing), 1:41.485
2 Lucas Murno (Bravo Racing), 1:41.581
3 Juscelino Honorato (Insanox Sports Racing), 1:41.621
4 Fred Quintao (Grip Racing), 1:41.778
5 Matheus Saliba (Grip Racing), 1:41.791
6 Charles Zimmermann (Grip Racing), 1:41.798
7 Gabriel Pecly (Bravo Racing), 1:42.251
8 Sergio Kolachinski (Overmind Racing), 1:42.298
9 Gustavo Sugari (Grip Racing 2), 1:42.313
10 Fernando Passos (Grip Racing 2), 1:42.323
11 Bruno Povoa (Team Brasil Racing), 1:42.863

Mais uma vez uma largada bem executada dos pilotos na Super GT foi vista, com Murno sustentando a liderança e seguido de perto por Quintão, Saliba e Mendes.

A briga esquentou mesmo no segundo giro, quando Pecly tentou manobra sobre o líder da competição Mendes, mas o toque no adversário o levou ao muro da segunda curva. Seu retorno foi no meio da pista, causando acidente com Passos e Kolachinski – mas os danos em sua Ferrari já eram suficientes para deixá-lo em situação complicada na prova.

Na terceira volta Fred partiu para o ataque sobre Lucas, mas acabou escapando da pista e voltando na preocupante nona posição. Já Bruno Póvoa e Charles Zimmermann dividiram o Esse na quarta passagem, e o piloto da Team Brasil escorregou logo depois, batendo forte e abandonando com o carro em chamas.

Nas paradas em boxes, Saliba foi mais cedo e retornou em quarto, enquanto Murno entrou dois giros mais tarde e retornou exatamente a frente do piloto da Grip, segurando um excelente duelo. Matheus passou na volta 13, levou o troco na 14, buscou o mergulho na La Caxa e tomou o xis por ali mesmo.

Thiago Mendes abandonou após uma rodada na primeira curva e encostando o carro poucos metros adiante, deixando ainda mais relevante a briga entre os volantes de Grip e Bravo. O duelo se prolongou às estratégias, com Saliba parando um giro mais cedo e aparecendo a frente de Murno quando este retornou de sua parada.

Honorato era o líder, com a estratégia de apenas uma parada, na volta 14. Sua vantagem era de 8 segundos em relação à dupla já citada. A diferença foi dizimada em menos de cinco minutos, e Juscelino já ficava em terceiro com os pneus mais gastos.

Destaque para o duelo entre Kolachinski e Passos, que também acompanhavam a aproximação de Zimmermann, em uma trinca de lendários pilotos no F1BC. Era reduzido o grupo apto a receber a bandeira quadriculada na pista catalã, com oito concorrentes.

Charles Zimmermann passou por Kolachinski, e Quintão aproveitou para pegar carona e também ganhar uma posição, a uma volta do fim. Fernando Passos também deixou a emoção reservada para a última volta, superando Juscelino Honorato para liderar a classe Cup.

Matheus Saliba se defendeu bem nos últimos metros para faturar a vitória na Super GT, com Lucas Murno colado a 113 milésimos aparecendo na foto, em grande duelo.

Fernando Passos foi terceiro, saindo como vitorioso na classe Cup, enquanto Charles Zimmermann o quarto e Sergio Kolachinski o quinto – já que Juscelino Honorato ficou sem combustível nos metros finais e Fred Quintão escapou brevemente da pista.

“Esta foi mais uma grande apresentação da Super GT, que provou que um grid de poucos porém ótimos pilotos no F1BC são capazes de entregar um belo espetáculo”, afirmou Marcelo Eduardo, comentarista na transmissão ao vivo do F1 Brasil Clube.

A Super GT terá sua próxima etapa no dia 16 de junho às 20h (horário de Brasília), no circuito de Barcelona, com transmissão ao vivo no canal EllevenTV no YouTube. Todas as informações sobre o F1 Brasil Clube você confere em www.f1bc.com.

Final, 50 minutos
1 Matheus Saliba (Grip Racing), 30 voltas
2 Lucas Murno (Bravo Racing), 0:00.112
3 Fernando Passos (Grip Racing 2), 0:22.890
4 Charles Zimmermann (Grip Racing), 0:26.487
5 Sergio Kolachinski (Overmind Racing), 0:29.301
6 Fred Quintao (Grip Racing), 0:34.870
7 Gustavo Sugari (Grip Racing 2), 0:43.604
8 Juscelino Honorato (Insanox Sports Racing), +1 laps (DNF)
9 Thiago Mendes (Team Brasil Racing), Abandono (13)
10 Bruno Povoa (Team Brasil Racing), Abandono (4)
11 Gabriel Pecly (Bravo Racing), Abandono (3)
Volta mais rápida: Matheus Saliba, 1:41.957

Race Control
Incidente entre Gabriel Pecly e Matheus Saliba – Nenhuma ação tomada [1]
Incidente entre Thiago Mendes e Gabriel Pecly – Nenhuma ação tomada [2]
Gabriel Pecly, Stop and Go 10s – Incidente com prejuízos moderados (7.7.3) [+3 Licença] [2]
Fred Quintao, Alerta – Incidente com prejuízos mínimos (7.7.1) [+1 Licença] [3]
Incidente entre Charles Zimmermann e Thiago Mendes – Nenhuma ação tomada [4]
Incidente entre Charles Zimmermann e Bruno Povoa – Nenhuma ação tomada [4]
Incidente entre Matheus Saliba e Lucas Murno – Nenhuma ação tomada [11]
Incidente entre Matheus Saliba e Lucas Murno – Nenhuma ação tomada [12]
Incidente entre Matheus Saliba e Lucas Murno – Nenhuma ação tomada [14]

Pontos nas Licenças
Gabriel Pecly +3
Fred Quintao +1

Observações
Gabriel Pecly, sem classificação na próxima etapa – Atingiu 5 pontos na Licença (6.4.2)

O F1BC tem o patrocínio de BMW, Realdrive, CriaPubli, Dublê Car, M7Help, Walltime, a parceria de Driving Academy, Elleven TV, F1 Mania, Reiza Studios, e o apoio de Aliança Contra Incêndio, F1 Brasil, Got It English, Malaguty Bikes, Planet Games, SpeedZone, W1zera, e W1 League.