F1BC Superclio: Abertura em Barcelona tem vitória de Rodrigo de Sousa em trinca da Grip

F1BC Superclio 2023/2 @ Barcelona

Campeonato tradicionalíssimo no automobilismo virtual brasileiro com o antigo simulador Automobilista, o F1BC Superclio teve sua primeira etapa da temporada 2023/2 nesta quinta-feira (1º) no circuito de Barcelona, onde Rafael Amaral até tentou, mas a Grip Racing dominou o pódio com Rodrigo de Sousa, Felipe Faria, e Flavio Felício.

Com um grid de pilotos bastante experientes na comunidade, a corrida foi fantástica e bastante limpa. Amaral foi para duas paradas, e esta estratégia se mostrou ruim. Já Sergio Lemos, LH Britto, Marcio Affonso, Ricardo Pereira e companhia fizeram boas disputas, mas era uma noite de domínio na Grip Racing, neste retorno do setup fixo à categoria.

A pontuação do campeonato segue a corrida inicial, com Rodrigo de Sousa, Felipe Faria, Flavio Felicio, Sergio Lemos, e Rafael Amaral no ‘Top 5’, aqueles que levarão lastro nas etapas seguintes.

A primeira classificação da temporada mostrou Felipe Faria como o mais rápido da sessão, seguido de perto por Rafael Amaral, Rodrigo de Sousa, Flavio Felicio, e Sergio Lemos – portanto pilotos da Overmind, Grip e Hoperários figurando no ‘Top 5’. Confira a seguir a ordem de partida completa.

Classificação
1 Felipe Faria (Grip Racing), 1:51.474
2 Rafael Amaral (Overmind Racing), 1:51.851
3 Rodrigo de Sousa (Grip Racing), 1:52.019
4 Flavio Felicio (Grip Racing), 1:52.247
5 Sergio Lemos (Hoperarios Racing), 1:52.455
6 Ricardo Pereira (Overtake Racing), 1:52.550
7 Danyel Albuquerque (GTi Racing), 1:52.676
8 Marcio Affonso (Raptors Racing), 1:53.038
9 LH Britto (Hoperarios Racing), 1:53.339
10 Alan Fernandes (GTi Racing), 1:54.153
11 Alexandre Androcioli (SRT Midas Racing Team), 1:54.513
12 Eduardo Lidio (SRT Midas Racing Team), 1:56.663
13 Juscelino Honorato (Raptors Racing), sem tempo

O grid teve as ausências de Sergio Kolachinski e Thiago Keplmair neste primeiro encontro, e esta ausência de Kola, o campeão da temporada anterior, foi bastante sentida, por se tratar de uma das referências com o Superclio atualmente. Por outro lado, o acerto fixo agora empregado nestes carros tratou de equalizar os ritmos.

A largada foi limpa, com Faria, Amaral, Sousa, Felício e Lemos mantendo a sprimeiras posições. A emoção a princípio ficou mais atrás, com Marcio Affonso em uma dividida com Ricardo Pereira, onde o carro da Overtake foi passear na grama e retornou atrás de LH Britto e Eduardo Lídio.

Amaral assumiu a liderança em bela ultrapassagem na quarta volta, e a corrida voltou a ter novidades no nono giro, quando o piloto da Overmind mostrou estar programado para estratégia de duas paradas, entrando nos boxes.

Os pilotos da Grip, juntos, seguiram a frente apesar de tempos de voltas mais altos, até pararem no meio do percurso. Rodrigo de Sousa chegou a escapar com pneus no arame uma volta antes do pit stop. O resultado foi a nova liderança de Rafael Amaral.

A vantagem de Amaral era menor do que poderia ser, já que o vice-campeão da temporada anterior havia perdido tempo no tráfego, passando os pilotos que ainda não haviam trocado pneus e realizado o reabastecimento. Cinco segundos pareciam pouco para ele fazer o segundo pit stop e brigar pela vitória no circuito da Catalunya.

Alexandre Androcioli estreava com uma bela disputa, segurando LH Britto e Alan Fernandes pelo sexto lugar. Pouco depois, foi a vez de Eduardo Lidio e Danyel Albuquerque quase trocarem tinta, em boa ultrapassagem do piloto da SRT Midas.

Quando Amaral fez sua segunda parada e retornou atrás do trio da Grip, também atrás de Lemos e Pereira, ficou claro que a Grip Racing tinha a trinca nas mãos. E assim os 50 minutos se encerraram com vitória de Rodrigo de Sousa, seguido por Felipe Faria e Flavio Felicio.

Sergio Lemos foi o quarto em ritmo constante, e Rafael Amaral completou o ‘Top 5’. Ricardo Pereira apareceu em sexto, e Alexandre Androcioli marcou ótima estreia no F1BC, mas ficou sem combustível no final. LH Britto, Danyel Albuquerque, e Eduardo Lidio fecharam os 10 primeiros.

Final, 50 minutos
1 Rodrigo de Sousa (Grip Racing), 28 voltas
2 Felipe Faria (Grip Racing), 0:00.075
3 Flavio Felicio (Grip Racing), 0:09.834
4 Sergio Lemos (Hoperarios Racing), 0:14.291
5 Rafael Amaral (Overmind Racing), 0:16.050
6 Ricardo Pereira (Overtake Racing), 0:42.469
7 Danyel Albuquerque (GTi Racing), 1:08.209
8 LH Britto (Hoperarios Racing), 1:13.826
9 Alexandre Androcioli (SRT Midas Racing Team), +1 laps (DNF)
10 Eduardo Lidio (SRT Midas Racing Team), +1 laps
11 Alan Fernandes (GTi Racing), +5 laps (DNF)
12 Marcio Affonso (Raptors Racing), Abandono (12)
Volta mais rápida: Felipe Faria, 1:51.940

A próxima etapa do F1BC Superclio será no dia 15 de junho às 20h (horário de Brasília), no circuito de Okayama, com transmissão ao vivo na EllevenTV.

O F1BC Esports realiza campeonatos oficiais de BMW, MINI, Heineken, tem patrocínio de Realdrive, Investtop XP, CriaPubli, M7Help, e tem parcerias oficiais com Amika, Elleven TV, F1 Mania, Aliança Contra Incêndio, e F1 Brasil.

Race Control
Incidente entre Ricardo Pereira e Marcio Affonso – Nenhuma ação tomada [1]
Ricardo Pereira, Alerta – Incidente sem consequências (5.4.1) [+1 PP] [6]

Pontos de Punição
Ricardo Pereira +1