F1BC Indy Classic: Victor del Porto vence no Kentucky e briga por título segue aberta

F1BC Indy Classic 2023/3 @ Kentucky

O F1BC Indy Classic teve uma emocionante penúltima etapa de campeonato nesta segunda-feira (6), no oval do Kentucky, onde Victor del Porto (Beneporto Pro Racing) venceu a frente de John Silva (YouRacebR Esports) e Silvio Sanchez (RPK e-Sports), mantendo viva a briga pelo título.

A corrida teve muitos líderes diferentes: além dos três no pódio, Matheus Florentino e Ricardo Ruy foram destaque, enquanto Rafael Fuzaro tinha ritmo para brigar, mas se envolveu em acidente com Edilson Cardoso no final. Destaque para Donna Veera, representante feminina com o quarto lugar.

O campeonato tem liderança de Silvio Sanchez (205 pontos), mas agora mostra a chegada de John Silva com 182 na soma. Victor del Porto (180), e Ricardo Ruy (166) matematicamente têm chances. A RPK e-Sports já é a campeã entre as escuderias.

O qualifying de cinco minutos teve Silvio Sanchez como o mais veloz, a frente de John Silva, Matheus Florentino e Ricardo Ruy, enquanto Rafael Fuzaro fechou o Top 5 e deixou Victor del Porto apenas em sexto, entre 10 competidores nesta noie. Confira a ordem de partida para as 140 voltas a seguir.

Classificação
1 Silvio Sanchez (RPK e-Sports), 29.215
2 John Silva (YouRaceBR W2 e-ProGP), 29.306
3 Matheus Florentino (Independente), 29.429
4 Ricardo Ruy (Ruy Racing), 29.432
5 Edilson Cardoso (RPK e-Sports 2), 29.501
6 Victor del Porto (Beneporto Pro Racing), 29.531
7 Eric Macedo (EG Racing), 29.875
8 Donna Veera (RPK e-Sports 2), 29.915
9 Rafael Fuzaro (RPK e-Sports), sem tempo
10 Fernando Stropa (RPK e-Sports), sem tempo

Só em caso de vitória Silvio poderia ser campeão antecipado, já que a etapa viu apenas 10 pilotos presentes. E era necessária uma combinação peculiar de resultados, com John Silva chegando em sétimo ou pior, e Ricardo Ruy em quarto ou além.

Silvio e John estavam a frente, e logo Ruy ultrapassou Florentino para ser terceiro. Del Porto subia uma colocação, em quinto, e uma disputa em quarteto no fim da fila mostrava Eric Macedo sendo perseguido por um trio RPK com Donna Veera, Edilson Cardoso, e Fernando Stropa.

Silvio não conseguiu abrir vantagem com 25 voltas completadas, e passou a sofrer pressão de seus rivais diretos na briga pelo campeonato com o Lotus 79, clássico carro campeão mundial da Fórmula 1 em 1978, com Mario Andretti.

Silvio perdeu rendimento a partir da 40ª volta, e então John, Ricardo e Matheus se revezaram na liderança, com o piloto da YouRaceBR tendo vantagem por mais tempo. Ruy foia frente no giro 50.

Todos pararam nos boxes na volta 56, exceto Florentino e Ruy, na 57. No retorno, Sanchez foi forte como sempre em início de trajeto e assumiu a liderança novamente, com Ruy, Fuzaro, John, Del Porto, e Florentino, uma mescla na ordem anterior – que mostrou Matheus como maior perdedor de posições, e Fuzaro o maior ganhador.

Após Silvio superar retardatários, ficou nítido que seu desempenho estava caindo, sendo pressionado pelos próprios carros com voltas de desvantagem. Fuizaro e Del Porto chegavam a dois segundos de diferença.

Silvio e Fuzaro pararam na 100ª volta, e então Del Porto esticou seu trecho, parando na 110, com giros rápidos retornando com pouco mais de dois segundos de vantagem sobre Sanchez.

Aí um acidente entre Edilsn Cardoso e Rafael Fuzaro surgiu, em decolagem e capotagem forte de Rafael. A relargada estava de pé, com Del Porto, Sanchez, John e Ruy, com promessa de ritmo alucinante para o final.

Victor del Porto segurou a forte pressão de Silvio Sanchez para vencer no Kentucky, entrando nesta prateleira de vitoriosos com o lotus 79, até então preenchida apenas por John Silva e silvio Sanchez, que foram ao pódio nesta ordem.

Donna Veera fechou um excelente quarto lugar, e Ricardo Ruy ficou no Top 5. Eric Macedo, Fernando Stropa, e Matheus Florentino também completaram o percurso.

Final, 140 voltas
1 Victor del Porto (Beneporto Pro Racing), 140 Laps
2 John Silva (YouRaceBR W2 e-ProGP), -02.320
3 Silvio Sanchez (RPK e-Sports), -03.147
4 Donna Veera (RPK e-Sports 2), -03.788
5 Ricardo Ruy (Ruy Racing), -04.235
6 Eric Macedo (EG Racing), -28.146
7 Fernando Stropa (RPK e-Sports), +1 laps
8 Matheus Florentino (Independente), +1 laps
9 Edilson Cardoso (RPK e-Sports 2), +31 laps [Ab]
10 Rafael Fuzaro (RPK e-Sports), +32 laps
Volta mais rápida: Silvio Sanchez, 0:27.630

A F1BC Indy Classic terá sua grande final no dia 20 de novembro às 22h (horário de Brasília), no oval de Indianápolis, com transmissão ao vivo no YouTube F1BC.

O F1BC Esports realiza campeonatos oficiais de BMW, MINI, Heineken, tem patrocínio de Realdrive, CriaPubli, M7Help, e tem parcerias oficiais com Amika, Elleven TV, F1 Mania, Aliança Contra Incêndio, e F1 Brasil.

Race Control
Edilson Cardoso, Abandono – Incidente com consequências gravíssimas (5.4.7) [+5 PP] [110]

Pontos de punição
Edilson Cardoso +5

Observações
Edilson Cardoso, sem classificação na próxima etapa – atingiu 5 pontos de punição (5.1.2)