F1BC Indy Series: Silvio Sanchez (RPK) vence corrida emocionante em Michigan

F1BC Indy Series 2023/3 @ Michigan

Michigan foi palco de uma excepcional corrida nesta quarta-feira (8), no F1BC Indy Series, campeonato mais tradicional dos ovais no Brasil, em um final alucinante que contou com dois acidentes impactantes, e teve vitória de Silvio Sanchez (RPK e-Sports), superando Victor del Porto (Beneporto Pro Racing) na linha de chegada.

A corrida foi extremamente equilibrada e todos tinham iguais chances. Eric Macedo finalizou em terceiro, Rafael Fuzaro em quarto, e Adriano Pinheiro ainda salvou um Top 5 para manter a vantagem na pontuação rumo a etapa final, que mostra total equilíbrio para a disputa pelo título.

Na pontuação, Adriano Pinheiro soma 187, Victor del Porto 182, Eric Macedo 159, Edson Santos 146, e Adriano Fraporti 145, todos estes na briga pelo troféu. Entre as equipes um igual equilíbrio: BK Racing 345, Beneporto Pro Racing 327, Leaner Energy 294, e RPK e-Sports 253, todos de olho na final em Pocono.

A tomada de tempos de cinco minutos teve Rodrigo Franzoni na pole position, seguido por Alexandre Rigon, Nilton Bagne, Beto Soussa, e Adriano Fraporti no Top 5, de um total de 14 presentes na noite. Confira a seguir a ordem de partida completa.

Classificação
1 Rodrigo Franzoni (BK Racing 2), 32.357
2 Alexandre Rigon (BK Racing), 32.443
3 Nilton Bagne (Projeto Razzo Gear1), 32.458
4 Beto Soussa (BK Racing), 32.470
5 Adriano Fraporti (Beneporto Pro Racing), 32.510
6 Jonatas Martins (Leaner Energy), 32.549
7 Norberto Martins (Leaner Energy), 32.564
8 Silvio Sanchez (RPK e-Sports), 32.574
9 Cristiano Benevenuto (SUB Racing), 32.582
10 Eric Macedo (EG Racing), 32.585
11 Rafael Fuzaro (RPK e-Sports), 32.640
12 Edson Santos (Leaner Energy), 33.968
13 Adriano Pinheiro (BK Racing), sem tempo
14 Victor del Porto (Beneporto Pro Racing), sem tempo

Nilton Bagne largou bem e superou Franzoni e Rigon para surgir na liderança. Rigon já na terceira volta partiu para o troco, mas eles sabiam que era cedo para assumir maiores riscos. Cristiano Benevenuto pulou de nono para quinto, também ganhando destaque, até chegar ao terceiro posto.

Rafael Fuzaro partiu para o arrojo total e passou estes concorrentes todos para ser o novo líder na volta seis da corrida. Bagne, Benevenuto, Fraporti e Soussa formavam um Top 5, até que Beto teve um leve contato com Nilton e acabou rodando pra dentro dos boxes, danificando a suspensão esquerda.

Rigon e Franzoni, em oitavo e nono, e mesmo Pinheiro e Del Porto, respectivamente em 12º e 13º, faziam atuações mais de olho em reduzir riscos, poupar algum combustível e aguardarem a hora certa de partir para o ataque.

A Leaner Energy também passava a buscar destaque, com Norberto chegando a liderar e levando Jonatas Martins com ele para a frente do pelotão.

Fuzaro foi aos boxes na volta 37, enquanto os irmãos Martins foram no giro seguinte. E Norberto ficou ligeiramente atrás de Jonatas, que manteve contato com o pelotão, uma volta atrás.

Aí o salseiro aconteceu, com Fraporti reduzindo para ir aos boxes e Pinheiro desviando no susto, rodando e perdendo tempo no gramado. Quase simultaneamente um enrosco entre Franzoni e Jonatas Martins deixou ambos no prejuízo.

O resultado foi Norberto na ponta, e logo depois Silvio Sanchez passando a frente. Rigon, Macedo e Edson Santos seguiam entre os melhores colocados. Já Franzoni ficava nos boxes, e Pinheiro com uma volta de desvantagem.

Na volta 71 a segunda janela de paradas foi vista com Sanchez e Del Porto, e somente na 84, com Bagne e Benevenuto, ela se encerrou. O posicionamento normalizado tinha Sanchez, Rigon e Norberto, até formando uma linha tripla lado a lado, e oito pilotos na volta do líder em um pelotão alucinante.

O acidente veio em um toque de erro de netcode – o famigerado toque à distância – entre Norberto e Rigon, que ainda coletou Fraporti, na linha de fora. Bandeira amarela e prorrogação á vista.

A relargada teve Benevenuto, Santos, Del Porto, Sanchez, e Macedo no Top 5, e Pinheiro ganhando o Lucky Dog ressurgiu na briga em sétimo.

A briga esquentou e outro incidente pelo netcode entre Benevenuto e Martins deixou ambos na saudade. O carro da SUB ainda decolou e resvalou no de Victor, que não teve danos e foi atacado imediatamente por Sanchez.

Era a definição pela vitória no ‘photo finish’, com Silvio Sanchez vencendo por 27 milésimos de segundo sobre Victor del Porto. Eric Macedo, Rafael Fuzaro, e Adriano Pinheiro entraram no Top 5.

Final, 140 voltas
1 Silvio Sanchez (RPK e-Sports), 101 Laps
2 Victor del Porto (Beneporto Pro Racing), -00.027
3 Eric Macedo (EG Racing), -00.849
4 Rafael Fuzaro (RPK e-Sports), -01.534
5 Adriano Pinheiro (BK Racing), -01.561
6 Edson Santos (Leaner Energy), -05.038
7 Cristiano Benevenuto (SUB Racing), +1 laps
8 Jonatas Martins (Leaner Energy), +1 laps
9 Adriano Fraporti (Beneporto Pro Racing), +4 laps
10 Norberto Martins (Leaner Energy), +5 laps
11 Alexandre Rigon (BK Racing), +5 laps
12 Beto Soussa (BK Racing), +13 laps
13 Nilton Bagne (Projeto Razzo Gear1), +15 laps
14 Rodrigo Franzoni (BK Racing 2), Abandono (47)
Volta mais rápida: Adriano Pinheiro, 0:32.033

A F1BC Indy Series terá sua grande final no dia 22 de novembro às 22h (horário de Brasília), no oval de Pocono, com transmissão ao vivo no YouTube F1BC.

O F1BC Esports realiza campeonatos oficiais de BMW, MINI, Heineken, tem patrocínio de Realdrive, CriaPubli, M7Help, e tem parcerias oficiais com Amika, Elleven TV, F1 Mania, Aliança Contra Incêndio, e F1 Brasil.

Race Control
Incidente entre Beto Soussa e Nilton Bagne sob investigação. [8]
Incidente entre Beto Soussa e Nilton Bagne – Nenhuma ação tomada [8]
Incidente entre Nilton Bagne e Rodrigo Franzoni sob investigação. [33]
Incidente entre Nilton Bagne e Rodrigo Franzoni – Nenhuma ação tomada [33]
Incidente entre Adriano Fraporti e Adriano Pinheiro sob investigação. [44]
Incidente entre Adriano Fraporti e Adriano Pinheiro – Nenhuma ação tomada [44]
Incidente entre Rodrigo Franzoni e Jonatas Martins sob investigação. [44]
Incidente entre Rodrigo Franzoni e Jonatas Martins – Nenhuma ação tomada [44]
Incidente entre Nilton Bagne e Edson Santos sob investigação. [74]
Nilton Bagne, Alerta – Incidente sem consequências (5.4.1) [+1 PP] [74]
Incidente com Eric Macedo sob investigação. [86]
Incidente com Eric Macedo – Nenhuma ação tomada [86]
Incidente entre Alexandre Rigon e Norberto Martins sob investigação. [96]
Incidente entre Alexandre Rigon e Norberto Martins – Nenhuma ação tomada [96]
Incidente entre Edson Santos e Cristiano Benevenuto sob investigação. [101]
Incidente entre Edson Santos e Cristiano Benevenuto – Nenhuma ação tomada [101]

Pontos de Punição
Nilton Bagne +1