CriaPubli Indy Classic: Victor del Porto vence duelo com John Silva em Motegi

CriaPubli Indy Classic 2024/1 @ Motegi

O CriaPubli Indy Classic teve uma espetacular segunda etapa de campeonato no oval de Motegi nesta segunda-feira (29), em noite de duelo onde Victor del Porto (Beneporto Pro Racing) superou John Silva (YouRaceBR Esports) após longa sequência de trocas de ultrapassagens.

A corrida teve um acidente logo no começo que deixou o atual campeão Silvio Sanchez e outros competidores de fora, e depois longos trechos sob bandeira verde e toda técnica dos pilotos à mostra ao lidarem com o desgaste de pneus. Rafael Amaral, Rafael Fuzaro e Ricardo Ruy tiveram suas chances de vitória e terminaram no Top 5..

A pontuação mostra o empate de 90 pontos entre John Silva e Victor del Porto, seguidos por Ricardi Ruy, Sergio Kolachinski e Matheus Florentino empatados com 54, Matheus Florentino (53), e com 52 Silvio Sanchez, Rafael Fuzaro, e Rafael Rodrigues. A Overmind lidera entre as equipes com 107, e dpois outra trinca: RPK, YouRaceBR, e Beneporto com 90 cada.

O qualifying de cinco minutos teve John Silva com a pole position, seguido de perto por Rafael Amaral. Logo em seguida apareceram Silvio Sanchez, Ricardo Ruy e Rafael Rodrigues completando um Top 5 de alto nível. Confira a ordem de partida a seguir.

Classificação
1 John Silva (YouRaceBR W2 e-ProGP), 32.337
2 Rafael Amaral (Overmind Racing), 32.361
3 Silvio Sanchez (RPK e-Sports), 32.389
4 Ricardo Ruy (Ruy Racing), 32.504
5 Rafael Rodrigues (PDS Racing), 32.508
6 Fernando Stropa (RPK e-Sports), 32.527
7 Victor del Porto (Beneporto Pro Racing), 32.593
8 Sergio Kolachinski (Overmind Racing), 32.597
9 Carlos Aguiar (Petropolis Mattheis MotorSport), 32.613
10 Matheus Florentino (Leaner Energy), 32.638
11 Alvaro Wanderley (SUB Racing), 32.951
12 Rafael Fuzaro (Independente), sem tempo
13 Edilson Cardoso (RPK e-Sports 2), sem tempo

O início da prova foi um desastre raro de ocorrer: um campeão do calibre de Silvio Sanchez rodou na arrancada para a bandeira verde e coletou Fernando Stropa e Sergio Kolachinski já antes da linha de largada.

A corrida seguiu com John, Amaral, Ruy e companhia na ordem, por boas voltas seguidas, até um novo acidente, de Edilson Cardoso perdendo a traseira na Curva 4, bater e perder a roda traseira direita.

A essa altura, as baixas só não se acumulavam mais pois Carlos Aguiar, com problemas de conexão, conseguiu retornar, e mesmo Kolachinski conseguiu retomar seu bólido com quatro giros de desvantagem.

John tinha um segundo de vantagem sobre Amaral, mas então o piloto da Overmind perdeu um pouco de ritmo e foi superado por Ruy, novo segundo colocado.

John e Amaral fizeram seus pit stops e, logo depois, Ruy rodou e o Pace Car voltou a atividade. Neste momento Del Porto parou bem e voltou em terceiro, a frente de Amaral. Ruy parou duas voltas seguidas, para reparar seu Lotus 79, e ficou em sexto, o último no giro do líder.

Relargada na volta 89 com Del Porto atacando Fuzaro para ser o segundo, e já mirando John Silva com menos de um segundo a sua frente. O duelo foi incrível, um dos melhores, senão o melhor, da Indy Classic até então entre John e Victor..

John parou três voltas antes, e Victor voltou de seu pit stop a frente por meio segundo de vantagem. Amaral passou Fuzaro e Ruy para liderar. Amaral e Fuzaro pararam a poucos giros do fim, e faltava então Ricardo Ruy a três giros do fim. Todos acharam que ele poderia vencer, mas também precisou de um ‘splash and go’.

Victor del Porto segurou bem o desgaste de pneus e especialmente a liderança sobre John Silva, em duelo incrível para faturar a vitória em Motegi. Após John, o pódio ficou completo com Rafael Amaral, em grande atuação.

Rafael Fuzaro e Ricardo Ruy foram ao Top 5, com Matheus Florentino em sexto fechando a ordem que estava no giro do líder. Alvaro Wanderley, Sergio Kolachinski, e Carlos Aguiar também receberam a quadriculada com sucesso.

Final, 140 voltas
1 Victor del Porto (Beneporto Pro Racing), 140 Laps
2 John Silva (YouRaceBR W2 e-ProGP), -00.538
3 Rafael Amaral (Overmind Racing), -15.708
4 Rafael Fuzaro (Independente), -27.232
5 Ricardo Ruy (Ruy Racing), -27.331
6 Matheus Florentino (Leaner Energy), -32.304
7 Alvaro Wanderley (SUB Racing), +3 laps
8 Sergio Kolachinski (Overmind Racing), +4 laps
9 Carlos Aguiar (Petropolis Mattheis MotorSport), +6 laps
10 Rafael Rodrigues (PDS Racing), +70 laps
11 Fernando Stropa (RPK e-Sports), +96 laps
12 Edilson Cardoso (RPK e-Sports 2), +112 laps
13 Silvio Sanchez (RPK e-Sports), +128 laps [Ab]
Volta mais rápida: John Silva, 0:31.499

O CriaPubli Indy Classic terá sua próxima etapa no dia 5 de fevereiro às 22h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no YouTube F1BC.

O F1BC Esports tem parcerias oficiais com BMW, MINI, Heineken, Realdrive, Grid Experience Club, CriaPubli, Curva 7, M7Help, AMIKA, MonteCapri, Elleven TV, F1 Mania, Aliança Contra Incêndio, e F1 Brasil.

Race Control
Silvio Sanchez, Abandono – Incidente Nível 6 (+6 PP) [+6 PP] [1]

Pontos de Punição
Silvio Sanchez +6

Observações
Silvio Sanchez, sem classificação na próxima etapa – atingiu 5 pontos de punição (5.1.2)