CriaPubli Indy Classic: Fernando Stropa surpreende e vence em Pocono

CriaPubli Indy Classic 2024/2 @ Pocono

O CriaPubli Indy Classic surpreendeu novamente em sua segunda prova da temporada, nesta quarta-feira (27) no oval de Pocono, onde nem o pole position, nem o detentor da volta mais rápida, muito menos o líder do campeonato venceu: Fernando Stropa (RPK e-Sports) saiu lá do fundão do grid para subir no degrau mais alto do pódio.

A liderança mudou de mãos muitas vezes, com Rafael David, Adriano Pinheiro, Matheus Florentino, Silvio Sanchez, Rodrigo Munhoz, todos com chances num pack alucinante, mas os incidentes e erros individuais foram filtrando a ordem, até no final Fernando vencer, com Adriano Pinheiro e Matheus Florentino num pódio 100% diferente em relação a etapa de abertura.

O campeonato ficou com uma pontuação pra lá de equilibrada. Anote aí: Rigon 78, Stropa 74, Pinheiro 68, Florentino e Sanchez 65, Amaral 64, Cardoso 54, Munhoz 52, Wanderley 42. Entre as equipes, BK soma 146, RPK 139, e Overmind 96.

O qualifying teve a surpresa com Rodrigo Munhoz cravando o melhor tempo, com apenas três milésimos de segundo abaixo do tempo de Silvio Sanchez. O Top 5 ficou completo com Rafael David, Rafael Amaral, e Edilson Cardoso. Confira a seguir o grid completo.

Classificação
1 Rodrigo Munhoz (Racing 4Fun), 48.198
2 Silvio Sanchez (RPK e-Sports), 48.201
3 Rafael David (Overmind Racing), 48.220
4 Rafael Amaral (Overmind Racing), 48.234
5 Edilson Cardoso (RPK e-Sports 2), 48.743
6 Adriano Pinheiro (BK Racing), sem tempo
7 Alexandre Rigon (BK Racing), sem tempo
8 Fernando Stropa (RPK e-Sports), sem tempo
9 Matheus Florentino (Leaner Energy), sem tempo
10 Alvaro Wanderley (SUB Racing), sem tempo

A largada e o conjunto de voltas iniciais mostrou um revezamento na liderança entre Munhoz, David, Pinheiro, e Stropa. Esta série somente foi interrompida no giro 23, quando David saiu da Curva 2 e tocou na lateral de Stropa, rodando e acertando o muro interno com violência.

O retorno da bandeira verde mostrou que Pinheiro, Rigon e Sanchez seriam concorrentes pela vitória, crescendo na corrida a partir de então, mas Munhoz, Stropa, Amaral e Florentino seguiam no grupo.

Adriano Pinheiro foi aos boxes em bandeira verde na volta 52. Já na 54 passagem, Rigon perdeu a traseira do Lotus 79 e acertou o muro, gerando a entrada do Pace Car. Adriano, que já tinha parado, ressurgiu na ponta.

Amaral disputava a liderança sob a nova bandeira verde, mas uma batida na mureta destruiu o amarelinho da Overmind, e logo na curva seguinte Munhoz rodou e também bateu. A liderança passava para um grupo de três pilotos: Sanchez, Stropa e Florentino.

Na volta 80, Silvio Sanchez escorregou e tocou o muro, enquanto Rigon perdeu seu bólido e bateu de frente na barreira dos boxes, em um forte impacto.

Nas voltas finais, a briga era destes três sobreviventes pelo pódio, e Fernando Stropa cruzou logo a frente de Adriano Pinheiro e Matheus Florentino, em um desfecho eletrizante.

Final, 140 voltas
1 Fernando Stropa (RPK e-Sports), 85 Laps
2 Adriano Pinheiro (BK Racing), -00.036
3 Matheus Florentino (Leaner Energy), -00.189
4 Edilson Cardoso (RPK e-Sports 2), -01.560
5 Silvio Sanchez (RPK e-Sports), -04.667
6 Alexandre Rigon (BK Racing), +6 laps
7 Rodrigo Munhoz (Racing 4Fun), +13 laps
8 Rafael Amaral (Overmind Racing), +22 laps
9 Alvaro Wanderley (SUB Racing), +43 laps
10 Rafael David (Overmind Racing), Abandono (23)
Volta mais rápida: Silvio Sanchez, 0:46.992

O CriaPubli Indy Classic terá sua próxima etapa no dia 10 de abril às 22h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no YouTube F1BC.

O F1BC Esports tem parcerias oficiais com BMW, MINI, Heineken, Realdrive, Grid Experience Club, CriaPubli, Curva 7, M7Help, AMIKA, MonteCapri, Elleven TV, F1 Mania, Aliança Contra Incêndio, e F1 Brasil.

Race Control
Nenhuma análise