F1BC Indy 2009/2 @ Indianapolis

A quarta e mais esperada etapa do calendário da Formula Indy da liga F1BC, no tradicional circuito de Indianápolis, reservou grandes surpresas e um resultado inesperado. Por ser a mais tradicional, esta prova contava com a sede dos pilotos em disputar e concluir com sucesso o desafio, e Pedro Carvalho foi considerado o vencedor.

Na qualificação, a primeira surpresa: Thiago Clark cravou a pole-position, seguido por André Chiara e Adriano Pinheiro, estes dois virando exatamente o mesmo tempo! E a diferença entre o primeiro e o último colocado foi de apenas 616 milésimos! Confira o Grid de largada da quarta etapa do F1BC Indy.

Qualifying
1 Thiago Clark (Ghost), 38.881
2 André Chiara (Chiara), 38:897
3 Adriano Pinheiro (Ghost), 38:897
4 Pedro Mega (JeitoGrip), 38.926
5 André Klock (F1Mania), 38.935
6 Ernesto Brock (BrSD), 38.936
7 Renato Chiara Jr. (Chiara), 38.940
8 Daniel Maloni (Chiara), 38.950
9 Thiago Daisson (Ghost), 38.952
10 Danilo Cechin (Ghost), 38.953
11 Eraldo Silva (Ghost), 38.976
12 Pancho Favoretto (BrSD), 39.022
13 Carlos Cunha (JeitoGrip), 39.042
14 Cleiton Lauren (F1Mania), 39.075
15 Fabio Isensee (JeitoGrip), 39.080
16 Ismael Nogueira (Raposas Bêbadas), 39.105
17 Pedro Carvalho (Sinister), 39.175
18 Henry Miranda (Maserati), 39.226
19 Luis Almeida (BrSD), 39.342
20 Gean Celso (Sinister), 39.497

Uma largada tranqüila, sem toques, porém tumultuada por um bug geral do jogo, que aplicou punições em grande parte do Grid, mas que foram canceladas pela direção de prova.

Ao final da primeira volta, o primeiro dos grandes acidentes: Clark, em uma disputa na curva três, acaba espalhando para o muro, e André Chiara, que vinha logo atrás, não teve como evitar o toque. Na tentativa de voltar para o traçado, Clark encontra Thiago Daisson, que roda e encosta em André Klock, assim como Eraldo Silva. Na curva 4 Luis Almeida também bate em Thiago Daisson que estava atravessado na pista depois da primeira rodada. Daniel Maloni erra e bate forte perdendo roda traseira e dá adeus à corrida, e assim veio a primeira bandeira amarela.

Dada a relargada, também na curva 3, Eraldo Silva pisa na linha interna da pista e vira passageiro. Depois de rodar, Clark bate em Eraldo, mas prossegue na prova. Ainda se envolvem nesse acidente: Gean Celso, Danilo Cechin, Renato Chiara e Cleiton Lauren, todos ainda se mantendo na pista!

Mais uma relargada e agora várias voltas em bandeira verde. Eis que, também na curva 3, um acidente espetacular ocorre: Fabio Isensee não consegue manter seu carro na linha de dentro e espalha pra cima de André Klock, os dois vão para o muro, e logo em seguida se envolvem no mesmo acidente Carlos Cunha, Luis Almeida, Ismael Nogueira, Cleiton Lauren e Renato Chiara Jr. Pior para Cunha, Chiara, Klock e Silva, que tiveram que abandonar a disputa!

Bandeira verde e a disputa continua, na perseguição entre Pinheiro, Mega e Chiara. Ernesto Brock vinha bem em quarto, mas pisa na linha interna da pista mais uma vez na curva três e mais uma bandeira amarela é acionada. Envolvem-se também Clark, Almeida, Cechin (que perde o bico do carro) e Lauren, mas é o próprio Brock quem tem de abandonar.

Depois desses acidentes, mais um longo trecho percorrido em bandeira verde. Destaque para a disputa pela ponta da corrida entre André Chiara, Adriano Pinheiro e Gean Celso. Pedro Licio Mega que vinha em quarto não consegue acompanhar o ritmo dos três ponteiros e perde contato.

Na volta 42, o momento mais polemico da prova: André Chiara e Gean Celso se encaminham para o box, Fabio Isensee roda causando uma bandeira amarela e conseqüentemente o fechamento dos boxes. André respeita a luz vermelha e retorna à pista, enquanto Gean, sem combustível, é obrigado a entrar nos boxes. A direção de prova entende que o piloto assumiu o risco de não parar com uma volta de combustível no tanque, ignorando a possibilidade de uma bandeira amarela, sendo penalizado ao final da prova com o tempo de um Drive Trhu.

Feitos os pit stops, André volta em sexto mas logo retorna a disputa com Adriano e Gean. A sete minutos do fim, Pinheiro e Chiara ultrapassam Celso, mas na curva 4 dessa vez foi André Chiara quem “pisou” no lado de dentro e disse adeus ao pódio, com uma boa lambida no muro. Envolvem-se também Pedro Licio Mega e Ismael Nogueira. André e Pedro vão para os boxes, assim como Ismael, que havia perdido o bico, para reparar a sua Raposa Bêbada.

A última amarela foi causada pelo então vice-líder do campeonato Adriano Pinheiro, que, a dois minutos do fim, passa na linha interna, roda e e deixa seu motor apagar. Adriano perde posições para os pilotos que estavam na pista, porém marca pontos no campeonato.

Com essa bandeira amarela, Gean Celso cruza na frente, seguido por Pedro Carvalho, Pedro Licio Mega, Ismael Nogueira, Thiago Clark, Pancho Favoretto, André Chiara, Henry Miranda, Adriano Pinheiro e Luis Almeida, que não teve tempo para recuperar suas voltas, e fica atrás de Pinheiro na classificação final.

Com a punição a Gean, aplicada ao final da análise – durante a prova o comissário removeu a penalização -, Gean perdeu posições, assim como André Chiara, e Pedro Carvalho conquista portanto sua primeira vitória na carreira no F1BC, logo na prova mais tradicional da categoria Indy.

A categoria Formula Indy do F1BC retornará aos circuitos mistos na próxima etapa, no aeroporto de Cleveland, na segunda-feira (6/7) a partir das 21h30, ao vivo através do site RaceBrasil.com.br. A classificação completa pode ser conferida no próprio site F1BC.com

Final, 60 minutos
1 Pedro Carvalho (Sinister), 61 voltas
2 Pedro Mega (JeitoGrip), +2.000
3 Ismael Nogueira (Raposas Bêbadas), +2.465
4 Gean Celso (Sinister), -0.361 [+25s]
5 Thiago Clark (Ghost), +1 volta
6 Pancho Favoretto (BrSD), +1 volta
7 Henry Miranda (Maserati), +1 volta
8 André Chiara (Chiara), +1 volta [+25s]
9 Adriano Pinheiro (Ghost), +2 voltas
10 Luis Almeida (BrSD), +3 voltas
11 Cleiton Lauren (F1Mania), DNF (51)
— Fabio Isensee (JeitoGrip), DNF/Suspensão (43)
— Ernesto Brock (BrSD), DNF/Suspensão (16)
— Danilo Cechin (Ghost), DNF/Suspensão (16)
— Carlos Cunha (JeitoGrip), DNF/Acidente (8)
— Renato Chiara Jr. (Chiara), DNF/Acidente (8)
— André Klock (F1Mania), DNF/Acidente (8)
— Eraldo Silva (Ghost), DNF (7)
–Daniel Maloni (Chiara), DNF/Acidente (0)
— Thiago Daisson (Ghost), DNF/Suspensão (2)
Volta mais rápida: Adriano Pinheiro, 38.415

Punições
F.Isensee +30s, acidente causando danos em vários carros (volta 9)*
G.Celso +25s, entrada nos boxes quando fechados (42)**
A.Chiara +25s, excedeu limite de velocidade nos boxes (52)**
*Cumprirá punição na próxima etapa que completar,
**Punições foram retiradas inicialmente pelo comissáro de prova.