F1BC Formula Pro 2010/1 @ Jacarepaguá

A Formula Pro encerra a terceira rodada de monopostos no clube F1BC em Jacarepaguá com uma bela corrida, neste último domingo (28/02). Boas disputas em uma prova que continua mostrando a perícia, estratégia e consistência dos pilotos. Diogo Oliveira vence cravando a volta mais rápida do circuito e ainda reassume a liderança do campeonato.

Jacarepaguá é um circuito que contem tanto curvas de alto como de baixa, circuito esse onde as características dos pilotos são testadas a cada volta e uma piscada de olho pode significar final de prova. Uma classificação equilibrada, mas que demonstrava a divergência de estratégias dos pilotos na busca pelo degrau mais alto do pódio. Lucas Machado crava o primeiro tempo seguido de Diogo Oliveira, fechando a primeira fila para a Ferrari. Na terceira posição larga Thiago Medeiros e Fagner Roberto, atual bi-campeão da categoria, marca o quarto posto.

Classificação
1 Lucas Machado (Ferrari), 1:24.080
2 Diogo Oliveira (Ferrari), 1:24.318
3 Thiago Medeiros (Williams), 1:24.399
4 Fagner Roberto (RBR), 1:24.603
5 Andre Cozza (RBR), 1:24.685
6 Mauricio Jr (Ferrari), 1:24.685
7 Rodrigo Wizard (BMW), 1:24.758
8 Marcos Gomes (Ferrari), 1:26.362
9 Sandro Nocera (Toyota), 1:26.699
10 Thiago Moreira (Williams), 1:27.236
11 Daniel Maloni (RBR), 1:27.239
12 Adriano Neradil (Renault), 1:27.333
13 Andre Chiara (Williams), 1:28.551
14 Fernando Passos (Ferrari), Sem tempo

A primeira curva do circuito é um grande desafio para os pilotos, mas apenas um registro de incidente foi marcado. André Cozza e Thiago Medeiros se tocam no final da curva, Medeiros leva a melhor e continua sem maiores problemas, Cozza acaba ficando na área de escape e perdendo todas as posições configurando uma corrida de recuperação para o piloto da RBR. Lá na ponta, ainda na primeira volta, Lucas Machado que até então sustentava a primeira posição perseguido por Oliveira, escapa na curva Sul e perde todas as posições no grid. As coisas começavam a correr a favor de Diogo Oliveira.

Após as intempéries da primeira volta, Rodrigo Wizard assume a segunda posição para largá-la somente quando sua estratégia falasse mais alto. O piloto da BMW optou por três paradas, o que mais tarde lhe custaria posições no final. Fagner Roberto seguia de perto Wizard pela terceira posição. Medeiros sustentava o quarto posto buscando manter a posição no campeoanto, já que Maurício Jr. buscava tomar sua posição durante a corrida. Marcos Gomes escapa na curva Carlos Pace no início da terceira volta e acaba abandonando prematuramente em corrida de estréia. O mesmo acontece com André Chiara.

A primeira janela de pit-stop é aberta por Wizard, em uma tentativa de se manter a frente confiando na performance por estar mais leve. Diogo Oliveira entra nos boxes algumas voltas depois, sinalizando tática de duas paradas. O resto do pelotão alterna as paradas tendo base na tática de equipe. As posições pela ponta não se alteram após todos os reabastecimentos e trocas de pneus.

Diogo Oliveira consegue abrir vantagem significativa e começa a cravar uma seqüência de voltas rápidas, visando a tranqüilidade na parte final da corrida. Mais atrás, Maloni e Moreira que haviam enfrentado problemas buscam seguir na prova. As táticas de paradas acabam gerando belas disputas por posições intermediárias, como a briga de Adriano Neradil e André Cozza.

A movimentação nos boxes começa novamente com a equipe BMW, que ainda faria mais um reabastecimento e troca de pneus no carro de Rodrigo Wizard. Algumas voltas após, novamente o líder da prova entra nos boxes para não mais parar. Seguindo ele, Fagner Roberto, Maurício Jr. e Thiago Medeiros. Uma nova briga começava a surgir.

Fagner Roberto e Thiago Medeiros logo após a parada, começam uma disputa ferrenha pelo segundo posto. A decisão da posição acontece quando Medeiros supera Fagner na curva Sul com uma manobra um tanto audaciosa. Após isso, Maurício Jr. assume a terceira posição. Rodrigo Wizard faz sua terceira parada e acaba ficando com a quinta posição. Uma disputa entre André Cozza e Sandro Nocera perto do final da corrida abrilhantou a etapa. Destaque para Fernando Passos, que não fez classificação e conquistou seis posições no total.

Diogo Oliveira cruza a linha de chegada para vencer a corrida no circuito brasileiro e reassumir a liderança do campeonato. Medeiros conquista a segunda posição e mantêm viva a briga pelo título. Maurício Jr. completa o pódio com a terceira posição, somando mais pontos para a Ferrari. Ao final, Diogo Oliveira dedica a vitória a todos os amantes e aficcionados pelo automobilismo virtual, demonstrando a grande emoção de vencer a etapa. Fagner Roberto e Rodrigo Wizard, em grande retorno, completam os cinco primeiros na classificação final.

A quarta etapa da Formula Pro será disputada no agradável circuito do Bahrein, no domingo do dia 14 de março, com transmissão ao vivo no site F1BC.com.

Final, 50 minutos
1 Diogo Oliveira (Ferrari), 36 voltas
2 Thiago Medeiros (Williams), +14.301
3 Mauricio Jr (Ferrari), +26.116
4 Fagner Roberto (RBR), +26.796
5 Rodrigo Wizard (BMW), +56.478
6 Andre Cozza (RBR), +1:03.949
7 Sandro Nocera (Toyota), +1 volta
8 Fernando Passos (Ferrari), +1 volta
9 Lucas Machado (Ferrari), +1 volta
10 Daniel Maloni (RBR), +2 voltas
11 Thiago Moreira (Williams), +3 voltas
— Adriano Neradil (Renault), Abandono (15)
— Andre Chiara (Williams), Abandono (4)
— Marcos Gomes (Ferrari), Acidente (2)
Volta mais rápida: Diogo Oliveira, 1:23.053

Punições pendentes de etapas anteriores
F. Siggelkow +60s, toque em S. Buch causando abandono (Barcelona)*
* Punição continua pendente para a próxima corrida que completar.