F1BC Formula Classic 2010/1 @ Sakhir

A Copa Extreme Racing do Clube F1BC vem se colocando como uma das melhores categorias da temporada. A Formula Classic reúne grandes nomes do automobilismo virtual e leva a torcida e as equipes ao delírio com as grandes disputas. Thiago Medeiros vence no Bahrein e assume novamente a liderança do campeonato, mas nada está definido.

Muita emoção e disputa caracterizam a quarta etapa da Copa Extreme Racing no circuito virtual do Bahrein. Na qualificação, Medeiros bate a concorrência com um belo tempo, o que instigava todos a pensarem em uma estratégia arrojada. Vinícius Drey é a grande surpresa da etapa com a segunda melhor marca, seguido de André Cozza. Luth Cysne marca presença ao cravar o quarto tempo e Diogo Oliveira é o quinto colocado na classificação.

Classificação
1 Thiago Medeiros (Leyton House), 1:36.971
2 Vinicius Drey (Footwork), 1:38.072
3 Andre Cozza (Williams), 1:38.230
4 Luth Cysne (Tyrrell), 1:38.311
5 Diogo Oliveira (Minardi), 1:38.318
6 Pedro Mega (AGS), 1:38.697
7 Doug Chiara (Larrousse), 1:38.750
8 Daniele Ferraz (Tyrrell), 1:39.179
9 Fagner Roberto (Williams), 1:39.243
10 Pedro Carvalho (Fondmetal), 1:39.594
11 Vinicius Dutra (Ligier), 1:39.683
12 Daniel Maloni (Minardi), 1:40.133
13 Luis Morais (Lotus), 1:40.399
14 Anderson Reis (Fondmetal), 1:41.138
15 Bruce Barrera (Ligier), 1:42.693
16 Jose Carvalho (AGS), 1:42.693
17 Gean Celso (Benetton), 1:42.693

Thiago Medeiros não larga muito bem e logo é surpreendido pelo piloto da Williams. André Cozza assume a ponta por alguns metros seguido de Diogo Oliveira que faz também bela largada. Alguns pilotos acabam tendo problema pela tração do Formula, mas a partida ocorre de forma extremamente limpa. Oliveira na ponta seguido ferrenhamente por Medeiros e Fagner Roberto, que largou da nona posição e já estava em terceiro.

O público pode acompanhar belos pegas por diversas posições na tela da TV F1BC desde a primeira volta até a última. Na frente, a briga era entre Oliveira, Medeiros e Fagner. Mais atrás, um toque de André Cozza em Vinícius Drey faz o piloto da Footwork perder algumas posições, mas o pega estava arrecem no inicio. Um grande bloco se formava então apartir da segunda volta entre as posições intermediárias. Na ponta, a briga continuava entre Medeiros e Oliveira.

Logo no começo da terceira volta, os pilotos partem para o ataque. Medeiros consegue ultrapassar Oliveira, e curvas depois, Fagner consegue o mesmo. A briga pelo pelotão intermediário toma a atenção do público. O bloco que havia se formado aumenta com a presença de Drey e Cozza. Uma bela disputa entre seis carros inicia, Pedro Mega, Vinicius Dutra, Pedro Carvaho, Doug Chiara, Vinicius Drey e André Cozza, durando por diversas voltas.

Thiago Medeiros consegue abrir vantagem sobre Fagner aos poucos, mas nada que confirmasse sua vitória desde o início da corrida, pois Diogo Oliveira acompanhava o primeiro pelotão a pouco mais de um segundo. Vinicius Drey supera todos do pelotão intermediário, pois estava com estratégia de duas paradas, assim como Cozza que faz o mesmo ao ultrapassar o bloco que disputava. Luth Cysne sustentava a quarta posição seguido de Daniele Ferraz, que fez ótima corrida com estratégia de apenas uma parada.

A primeira janela de pit-stop é aberta justamente pelo piloto mais rápido do circuito, o líder da prova, Thiago Medeiros. Fagner Roberto e Diogo Oliveira fazem a parada voltas depois. Mais atrás, uma incrível disputa acontecia entre dois pilotos que brigavam desde o início da corrida. André Cozza e Vinícius Drey protagonizaram um belo pega e ainda pararam na mesma volta para a troca de pneus e reabastecimento, deixando o público que acompanhava a corrida com grande tensão.

Após algumas voltas, era o momento da parada dos pilotos que optaram por apenas um pit-stop, assim como Pedro Mega, Vinícius Dutra e Gean Celso. Ainda com estratégia de um único reabastecimento e troca de pneus, quem mais chamou atenção foi Daniele Ferraz, que fez bela atuação na corrida.

Medeiros conseguiu aumentar a diferença para Fagner e Oliveira demonstrando um acerto estável e condução impecável. Alguns pelotões se formaram e disputaram posição até o final. Vinicius Drey e André Cozza seguiam a disputa ferrenha, assim como Pedro Carvalho e Vinícius Dutra. Chega então o momento da última parada dos pilotos. Novamente Thiago Medeiros é o primeiro a entrar e abre a segunda janela. Fagner assume a ponta seguido de Oliveira e entra algumas voltas depois. Medeiros volta a frente e consegue manter a vantagem.

A movimentação nos boxes é grande e alguns pilotos que tiveram problemas durante a corrida chegam a fazer três paradas. A briga pelas posições intermediárias continua, já que na ponta a situação se configurava tranqüila para Thiago Medeiros. Daniele Ferraz chega a se aproximar de Luth Cysne, mas não o bastante para brigar pela quarta posição.

Ao final, Medeiros ainda crava a volta mais rápida do circuito e recebe a quadriculada preta e branca fazendo a pontuação máxima que um piloto pode conquistar em uma etapa do Clube F1BC. Fagner Roberto chega na segunda posição seguido de perto por Diogo Oliveira, que completa o pódio. Luth Cysne faz corrida consistente e conquista o quarto posto. O grande destaque da corrida fica por conta do setor feminino do F1BC. Daniele Ferraz em ótima corrida fecha o top five com grande vantagem para o sexto colocado, Pedro Mega.

A quinta rodada da Copa Extreme Racing ocorre em um circuito de rua localizado ao redor do Lago Albert Park, no circuito virtual de Melbourne, com transmissão ao vivo no site f1bc.com, no domingo do dia 21 de março. A categoria tem o patrocínio de Extreme Racing.

Final, 50 minutos
1 Thiago Medeiros (Leyton House), 31 voltas
2 Fagner Roberto (Williams), 0:11.984
3 Diogo Oliveira (Minardi), 0:16.562
4 Luth Cysne (Tyrrell), 0:33.619
5 Daniele Ferraz (Tyrrell), 0:45.607
6 Vinicius Dutra (Ligier), 1:09.017
7 Pedro Mega (AGS), 1:07.749 [+5s]
8 Doug Chiara (Larrousse), 1:18.994
9 Andre Cozza (Williams), 1:15.432 [+20s]
10 Vinicius Drey (Footwork), +1 volta
11 Gean Celso (Benetton), +1 voltas [+15s]
12 Pedro Carvalho (Fondmetal), +1 volta
13 Luis Morais (Lotus), +1 volta
14 Daniel Maloni (Minardi), +1 volta
15 Jose Carvalho (AGS), +1 volta
16 Anderson Reis (Fondmetal), +2 voltas
17 Bruce Barrera (Ligier), +2 voltas
Volta mais rápida: Thiago Medeiros, 1:36.269
Hattrick para Thiago Medeiros

Punições
A.Cozza +5s, toque em L. Cysne causando perda de posição (1)
A.Cozza +15s, toque em V. Drey causando rodada (2)
P.Mega +5s, toque em D. Chiara causando perda de posição (9)

Punições pendentes de etapas anteriores
G. Celso +15s. toque em D. Ferraz causando perda de posições (Jacarepaguá)
A.Lima +15s, toque em J. Carvalho causando rodada e perda de posições (Mônaco)