F1BC Formula Light 2010/1 @ Xangai

A categoria Fórmula Light do Clube F1BC de Automobilismo Virtual termina a primeira temporada de 2010 com mais outra bela corrida, dominada totalmente por Antonio Rony, que se sagrou vice-campeão. Vinicius Dutra fez o “dever de casa”, com uma corrida tranquila, sem riscos, chegando ao pódio e sagrando-se campeão, juntamente com a equipe 4Brothers.

Logo na classificação, Antonio Rony mostrou que ainda acreditava no título. Cravou a pole com um tempo muito baixo, sete décimos de segundo mais rápido que o segundo colocado, Gustavo Frigotto da Speed Racing, que ficou três corridas sem participar, voltando com ritmo forte. Na terceira posição, Thiago Rosa da Escuderia Chiara, com tempo próximo ao de Frigotto. Fechando a segunda fila, o líder do campeonato Vinicius Dutra, em uma posição que já lhe dava o título, caso assim terminasse. Otavio Messano e Leonardo Couto fecharam a terceira fila. Confira o Grid completo.

Classificação
1 Antonio Rony (EckoRacing), 1:47.746
2 Gustavo Frigotto (Speed Racing), 1:48.472
3 Thiago Rosa (Escuderia Chiara), 1:48.517
4 Vinicius Dutra (4Brothers), 1:48.634
5 Otavio Messano (Brow Racers), 1:49.216
6 Leonardo Couto (Guinness), 1:49.414
7 Evandro Dantas (4Brothers), 1:49.565
8 Eliezer Nunes (F1BC Carro Base), 1:49.980
9 Rodolpho Amorim (V8 Racing), 1:50.134
10 Thiago Borlenghi (Super V8), 1:51.035
11 Guilherme Maitelli (Guinness), 1:51.819
12 Fernando Ferreira (V8 Racing), 1:52.122
13 Jocimar Santos (F1BC Carro Base), 1:56.138
14 Daniel Fonseca (Brahmeiros), Sem Tempo

A largada em Shanghai é sempre muito difícil. Thiago Rosa patina na largada e perde muitas posições, vários carros tem que desviar dele, e com isso se esprerem para a curva um, que mesmo com poucos carros no grid, ocorrem alguns enroscos na primeira curva, mas todos sem consequências maiores, e todos seguem na prova. O excesso de cautela do líder do campeonato Vinícius Dutra fez com que ele caisse para a oitava posição, isso logo após a curva 2. Posição essa que daria o título para Rony.

Muitas disputas ainda na primeira volta, e várias trocas posições no pelotão intermediário. Lá na frente Rony e Frigotto lideravam com uma bela folga. Dutra consegue recuperar duas posições e fecha a primeira volta em sexto, mas ainda sim, Rony seria o campeão. Thiago Rosa que se envolveu em alguns lances, vai ao box ainda na primeira volta fazer reparos. No final da reta oposta da volta 2, em uma briga logo a frente de Dutra, Messano supera Maitelli, e assume a quarta posição partindo para cima de Eliezer Nunes, o terceiro.

Maitelli perdeu ritmo, e logo foi superado por Dutra, que já era o quinto, posição limite para que o título ficasse nas mãos de Rony. Em seguida, Maitelli escapa da pista sozinho e cai para oitavo. Por várias e várias voltas Dutra, Messano e Nunes fazem um briga intensa pela terceira posição. Ao fim da votla 7, Messano faz uma bela manobra pra cima de Nunes na resta oposta e assume a terceira posição. Na volta 8, no mesmo ponto, é a vez de Dutra ultrapassar Nunes e assumir a quarta posição, que já lhe garantia o título. Na volta 10, Dutra supera Messano. Em seguida, Messano erro e Nunes devolve a ultrapassagem e assume a quarta posição.

Na volta 13, Frigotto consegue ultrapassar Rony, porém ele vai para os boxes, o primeiro a fazer sua parada. Messano e Maitelli o acompanham e também param na volta 13. Na volta 15 o líder Rony, faz sua parada, e perde a primeira posição para Eliezer Nunes, que ainda não havia parado. Na volta seguinte ele faz sua parada. Com todas as paradas realizadas, Dutra foi o que mais se deu mal, perdendo as duas posições que havia ganhado na pista, caindo para quinto, posição que daria novamente o título ao Rony.

Até a volta 23 segue assim, eis que os três se encontram novamente, Messano, Nunes e Dutra, respectivamente terceiro, quarto e quinto. Nunes supera Messano, mas na volta seguinte, Messano dá o troco. Nunes tenta ultrapassar novamente, porém dessa vez eles se enroscam, e Nunes leva a pior. Dutra agradece. Além de ganhar a posição do Nunes, ele fica colado em Messano. Dutra aperta Messano, até que na volta 27, o piloto da 4Brothers ultrapassa o representante da Brow, assegurando o título, já que apenas a quarta posição bastava, e ele já era o terceiro.

Ao final, Antonio Rony vence com sobras a útlima etapa da F-Light e conquista o título de vice-campeão da categoria com grande performance na corrida. Gustavo Frigotto, que também andou muito forte, chegou na segunda posição. Vinicius Dutra completa o pódio, sagrando campeão, assim como sua equipe, a 4Brothers. E a Formula Light se despede primeira temporada de 2010, categoria esta que será a Copa Sparco na temporada 2010/2.

Final, 50 minutos
1 Antonio Rony (EckoRacing), 28 Voltas
2 Gustavo Frigotto (Speed Racing), + 7.834
3 Vinicius Dutra (4Brothers), + 43.318
4 Eliezer Nunes (F1BC Carro Base), + 46.293 [+5s]
5 Evandro Dantas (4Brothers), + 1:26.319
6 Otavio Messano (Brow Racers), Combustível (27)
7 Thiago Rosa (Escuderia Chiara), + 1 volta [+5s]
8 Fernando Ferreira (V8 Racing), + 1 volta
9 Daniel Fonseca (Brahmeiros), + 1 volta
— Guilherme Maitelli (Guinness), Suspensão (16)
— Leonardo Couto (Guinness), Abandono (6)
— Jocimar Santos (F1BC Carro Base), Abandono (1)
— Rodolpho Amorim (V8 Racing), Abandono (0)
— Thiago Borlenghi (Super V8), Abandono (0)
Volta mais rápida: Gustavo Frigotto, 1:47.635

Punições
T. Rosa: Toque em O. Messano causando perca posição, +5s (v.1)
E. Nunes toque em O. Messano tirando-o da pista, +5s (v.25)

Punições Pendentes de Etapas Anteriores
J. Hernandes: Punição pendente de Barcelona, +60s**
L. Toresan: Punição pendente de Monte Carlo, +30s**

* Punições brandas não cumulativas para as etapas seguintes
** Continuam pendentes até a próxima corrida que o piloto completar.