F1BC Formula Pro 2010/1 @ Sepang

A Formula Pro chega ao circuito virtual de Sepang trazendo as feras da categoria mais forte do Clube F1BC para uma difícil etapa. Fagner Roberto, bi-campeão da categoria, vence a corrida mostrando a velha forma, seguido de André Cozza para formar uma dobradinha. A decisão do campeonato fica para a ultima corrida, entre Thiago Medeiros e Diogo Oliveira.

Sepang foi o palco da corrida e a disparidade de acertos nos formulas não seria diferente entre os pilotos Pro, já que nas outras categorias do Clube F1BC, o público pode acompanhar carros que rendiam muito em reta e outros no miolo do circuito. Thiago Medeiros tira o máximo de sua Williams para cravar a pole-position da noite. Mauricio Jr. é o segundo colocado a menos de 1 décimo de diferença e Fagner Roberto já mostrava na qualificação bela performance.

Classificação
1 Thiago Medeiros (Williams), 1:35.172
2 Mauricio Jr. (Ferrari), 1:35.255
3 Fagner Roberto (RBR), 1:35.531
4 Diogo Oliveira (Ferrari), 1:35.693
5 Andre Cozza (RBR), 1:36.120
6 Gean Celso (McLaren), 1:37.199
7 Fernando Siggelkow (Brawn), 1:38.946
8 Fernando Passos (Ferrari), Sem tempo

A largada ocorre de forma inesperada para um dos postulantes ao título da temporada. Thiago Medeiros traciona muito na largada e perde a traseira de seu formula. Maurício Jr. não consegue desviar e acaba colidindo com Medeiros e tocando o muro dos boxes, danificando sua Ferrari e abandonando a corrida prematuramente, após uma tentativa de retorno mau sucedida. Thiago Medeiros retorna a corrida e se posiciona no terceiro posto.

Fagner Roberto assume a ponta da corrida para não mais largar. O piloto da RBR que vinha fazendo uma temporada um tanto introspectiva e que já havia causado muita emoção nos amantes do F1BC em temporadas passadas, mostra novamente a velha forma em uma grande atuação no circuito virtual de Sepang. Diogo Oliveira consegue desviar do enrosco entre Medeiros e Mauricio e assume a segunda posição.

Medeiros supera Cozza ainda na primeira curva e assume o terceiro posto. A briga pelo pódio estava formada. Fagner, Oliveira e Medeiros imprimem forte ritmo desde a primeira volta. André Cozza perde a traseira da RBR e roda no final do primeiro setor, caindo para última posição e iniciando corrida de recuperação.

Gean Celso assume a quarta posição seguido de Fernando Passos. Na frente, a briga continua curva a curva com Fagner na condução do pelotão principal da corrida. Cozza imprimia forte ritmo e ultrapassa Siggelkow e Passos em voltas consecutivas. Formava-se a nova briga da corrida. Gean Celso e André Cozza fazem um pega eletrizante, novamente com acertos distintos, mas com muita perícia dos dois pilotos, que deram um show de pilotagem na noite deste domingo.

Com a disputa intensa pela quarta posição, Fernando Passos se aproxima e começa a acompanhar o pega de perto. Chega a primeira janela de pit-stop. Pela liderança nenhuma alteração. Gean Celso leva sua Mclaren aos boxes antes de Cozza. Com pista livre, o piloto da RBR tinha a missão de render em uma volta na tentativa de voltar à frente da Celso. Cozza faz seu reabastecimento e troca de pneus e encontra Gean Celso na saída, mas desta vez a ordem se inverte. Cozza com a pista livre consegue abrir vantagem se mantendo na quarta posição.

Fernando Passos é o último piloto a entrar nos boxes e disputa por posição diretamente com Medeiros, que havia feito sua parada. Fagner sustenta a ponta da corrida com 1 segundo de vantagem sobre Oliveira. Passos nos boxes, Medeiros retorna ao terceiro posto e um fato inesperado acontece. Diogo Oliveira, postulante ao título da temporada, acaba tendo problemas de conexão e abandona prematuramente.

Thiago Medeiros assume a segunda posição e Cozza passa a ser o terceiro. Fagner Roberto sustentava vantagem confortável na ponta da corrida e a segunda janela de pit-stop se aproximava. Novamente, os pilotos da ponta são os primeiros a fazer suas paradas. Fagner e Medeiros param na mesma volta, mas as posições não se alteram.

Após as paradas, o ritmo continua alucinante pela ponta e neste momento Fagner Roberto crava a melhor volta do circuito durante a corrida. As posições não se alteram e a diferença entre os pilotos continuava constante. Fagner Roberto recebe a bandeira quadriculada e vence em Sepang, quebrando um jejum de cinco provas sem vencer pela Formula Pro. Medeiros cruza na segunda posição, mas após penalização, fica em terceiro. André Cozza leva o segundo posto formando uma dobradinha da RBR, a única até o momento na temporada, mantendo a equipe na vice-liderança pelos construtores.

A Formula Pro encerra o campeonato no circuito virtual de Xangai, na China, no domingo do dia 25/04. A decisão do campeonato fica para a última etapa e o resultado você pode acompanhar pelo site F1BC.com de automobilismo virtual, que transmite a corrida ao vivo e disponibiliza todas as informações sobre a categoria.

Final, 50 minutos
1 Fagner Roberto (RBR), 31 voltas
2 Andre Cozza (RBR), +45.667
3 Thiago Medeiros (Williams), +19.702 [+30s]
4 Fernando Passos (Ferrari), +1:18.419
5 Gean Celso (McLaren), +1 volta
6 Fernando Siggelkow (Brawn), +2 voltas
7 Diogo Oliveira (Ferrari), Abandono
8 Mauricio Jr. (Ferrari), Abandono
Volta mais rápida: Fagner Roberto, 1:34.516

Punições:
T. Medeiros +30s, toque em M. Jr. causando danos (1)