F1BC Nascar 2010/1 @ Iowa

A categoria Stock do clube F1BC vem dando um show atrás do outro. Agora no oval mais curto da temporada, onde todos poderiam prever incidentes, os 60 minutos não tiveram uma bandeira amarela sequer. Nestas condições, Bruno Do Carmo já havia provado sua qualidade em Jacarepaguá, e agora foi a vez de vencer em Iowa, sendo favorito ao título.

Na classificação, Bruno superou em 23 milésimos de segundo o campeão da Indy Pro, Pedro Mega. Gean Celso, Adriano Pinheiro, Mauricio Junior e Andre Cozza completavam as três primeiras filas. Eraldo Silva, vice-líder do campeonato, foi apenas o 12º na sessão e partiria para uma corrida de recuperação. Confira o grid de largada completo em Iowa:

Classificação
1 Bruno do Carmo (4Brothers), 0:23.100
2 Pedro Mega (Sinister), 0:23.123
3 Gean Celso (Sinister), 0:23.142
4 Adriano Pinheiro (Ghost Racer), 0:23.167
5 Mauricio Jr (Pro Chiara), 0:23.248
6 Andre Cozza (Pro Chiara), 0:23.343
7 Luth Cysne (4Brothers), 0:23.352
8 Fabio Neris (Sinister), 0:23.376
9 Sergio Kolachinski (Pro Chiara), 0:23.385
10 Roberto Cesare (Ghost Racer), 0:23.385
11 Thiago Clark (Ghost Racer), 0:23.412
12 Eraldo Silva (Ghost Racer), 0:23.465
13 Raphael Freire (TechBox), 0:23.538
14 Evandro Dantas (4Brothers), 0:23.573
15 Jose Carvalho (CheckPoint), 0:23.682
16 Fernando Passos (Pro Chiara), 0:23.684
17 Pancho Favoretto (Dark Side), Sem tempo
18 Rafael David (RealGame), Sem tempo
19 Pedro Carvalho (Sinister), Sem tempo

Largada limpa e sem nenhum incidente, e Do Carmo segue na liderança, trazendo Mega, Pinheiro, Celso, Junior e Cozza. Já Cesare, quarto no campeonato e ainda com chances de título, seguia em nono, enquanto Eraldo perdia um pouco de tempo em um duelo com Luth Cysne que rendeu toques de ambos os lados.

Um dos únicos incidentes na etapa foi justamente com dois postulantes ao título. Evandro Dantas tocou a traseira do carro de Cesare, que perdeu o controle e ainda virou barreira para Eraldo, que não tinha o que fazer a não ser tocar o companheiro de equipe. Dantas volta em 14º duas posições a frente de Cesare, e a bandeira verde continuou sendo agitada, por não ficarem em área de risco na pista.

A equipe Sinister fazia uma boa etapa, com Gean Celso e Pedro Mega em terceiro e quarto, enquanto a Pro Chiara também tinha dois pilotos trabalhando juntos, Andre Cozza e Mauricio Junior nas duas colocações seguintes.

Os pneus mostraram ser um problema já aos 11 minutos de prova. Mega, superado por Cozza e Junior, foi para a primeira parada entre os líderes, enquanto Gean mantinha bom ritmo com seu jogo de pneus e ultrapassava Pinheiro, que também decidiu fazer sua troca.

Pancho Favoretto rodou na curva 2, e Thiago Clark não teve como evitar uma batida. Ambos seguiram, mas Clark, com o carro empacado, demorou um bom tempo até entrar nos boxes. O guerreiro piloto da Ghost Racer começava ali uma corrida muito sofrida, várias voltas atrás dos líderes.

Inevitavelmente todos os pilotos vão para seus reabastecimentos e trocas de pneus em bandeira verde. Bruno do Carmo mostrou que seu acerto e pilotagem fazem a diferença no que diz respeito a poupar os pneus, e foi um dos últimos a parar. Destaque também para Gean Celso, que parou na mesma volta, e Fernando Passos, mesmo com queda de rendimento, alongando bastante seu período na pista.

Já com a primeira parada realizada, Pinheiro aparecia na liderança, para sofrer o ataque de Bruno, que retoma a liderança após ver seu adversário tocar o muro, na volta 49.

A vantagem de Bruno do Carmo era evidente. Com metade da corrida completada, a possibilidade de alongar sua estadia em pista lhe garantiu até mesmo voltas de vantagem sobre o segundo colocado. Assim, o piloto da 4Brothers conquista uma importante vitória, a uma etapa do fim.

A Ghost Racer terminou em grande estilo a etapa. Com os quatro carros recebendo a bandeirada, Eraldo superou Pinheiro nos metros finais para ser o segundo, deixando Adriano em terceiro, enquanto Roberto Cesare cruzava em quarto.

Pedro Mega fez um ótimo quinto lugar, seguido por Fernando Passos, que adotou a estratégia mais diferenciada da noite. Luth Cysne, Mauricio Junior, Sergio Kolachinski e José Carvalho completaram os dez primeiros.

Com estes resultados, Bruno do Carmo vai a 238 pontos, enquanto Eraldo Silva fica com 206. Esta distência de 32 pontos equivale a menos do que um terceiro lugar, que é suficiente para que Bruno do Carmo conquiste o título em Chicagoland.

Entre as equipes, Ghost Racer agora soma 442 pontos e é a grande favorita ao título. Com chances matemáticas, a Sinister tem 312 pontos. Já sem chances de título, mas fortes na busca pelo vice, a 4Brothers acumula 269 pontos, e a Pro Chiara tem 266.

A sétima e decisiva etapa da categoria F1BC Stock será disputada no Speedway de Chicagoland, na segunda-feira do dia 26 de abril, com transmissão ao vivo nos sites F1BC.com e RaceBrasil.com.br

Final, 60 minutos
1 Bruno do Carmo (4Brothers), 146 voltas
2 Eraldo Silva (Ghost Racer), +2 voltas
3 Adriano Pinheiro (Ghost Racer), +2 voltas
4 Roberto Cesare (Ghost Racer), +2 voltas
5 Pedro Mega (Sinister), +2 voltas
6 Fernando Passos (Pro Chiara), +3 voltas
7 Luth Cysne (4Brothers), +3 voltas [+5s]
8 Mauricio Jr (Pro Chiara), +4 voltas
9 Sergio Kolachinski (Pro Chiara), +6 voltas
10 Jose Carvalho (CheckPoint), +6 voltas
11 Fabio Neris (Sinister), +8 voltas [+30s]
12 Raphael Freire (TechBox), +13 voltas
— Thiago Clark (Ghost Racer), +38 voltas
— Evandro Dantas (4Brothers), Suspensão (66)
— Gean Celso (Sinister), Abandono (40)
— Andre Cozza (Pro Chiara), Suspensão (34)
— Pancho Favoretto (Dark Side), Abandono (22)
— Rafael David (RealGame), Abandono (4)
Volta mais rápida: Roberto Cesare, 23.150

Punições
L.Cysne +5s, toque em R.Cesare causando perda de posição (48)

Punições pendentes para próxima etapa
E.Dantas +15s, toque em R.Cesare causando rodada (8)

Alertas
T.Clark, não obstruir entrada dos box, risco de acidente
T.Clark, evitar toques na traseira de outros carros em curvas
M.Junior, evitar toques com adversários em posição de retardário
F.Neris, evitar toques em posição de retardario

Punições cumpridas de etapas anteriores
F.Neris +30s, dificultou ultrapassagem quando retardatário (Indianapolis)

Punições pendentes de etapas anteriores
P.Carvalho +15s, toque em T.Clark causando rodada (Indianapolis)
P.Carvalho +60s, retorno perigoso causando colisão com danos (Indianapolis)
F.Carreira +15s, entrada incorreta nos boxes (Indianapolis)
F.Carreira +15s, saída incorreta nos boxes (Indianapolis)
D.Ferraz +30s, dificultou ultrapassagem quando retardatário (Infineon)
A.Junior +30s, toque em A.Pinheiro causando danos na dianteira (Jacarepagua)
D.Leal +60s, toque em G.Celso causando danos na traseira (Atlanta)
D.Leal +15s, toque em C.Rizzi causando rodada (Texas)