F1BC Superclio: Sergio Kolachinski é campeão após bela vitória em Jerez

F1BC Superclio 2023/1 @ Jerez

Fantástica foi a final do F1BC Superclio, nesta quinta-feira (19) no circuito de Jerez, onde oito tinham chances de título, quatro somente dependendo de sua própria vitória, e com Sergio Kolachinski (Overmind Racing) sendo este vitorioso – o sexto vencedor diferente em seis etapas disputadas.

Sergio Kolachinski foi para a estratégia de duas paradas, assim como Felipe Faria, e assim conseguiram desbancar Rafael Amaral, que estava gigante na pilotagem de pneus mais gastos com apenas uma troca. E Victor Ribeiro ainda passou Juscelino Honorato na linha de chegada para garantir à Grip Racing o título de equipes.

O F1BC Esports parabeniza Sergio Kolachinski pelo título, Felipe Faria pelo vice-campeonato, e Rafael Amaral pelo terceiro lugar, além da Grip Racing, equipe campeã. Os campeões ganham troféus exclusivos do F1BC Esports.

A última classificação da temporada mostrou Sergio Kolachinski e Rafael Amaral em uma dobradinha da Overmind na primeira fila, seguidos por Felipe Faria, Marcio Affonso, e Juscelino Honorato no ‘Top 5’. Dos oito candidatos a título, apenas Rodrigo de Sousa teve de se ausentar e ficar de fora da briga, o que também desaflcou a Grip Racing, que até então liderava entre as escuderias. Confira a seguir a ordem de partida completa.

Classificação
1 Sergio Kolachinski (Overmind Racing), 1:47.554
2 Rafael Amaral (Overmind Racing), 1:47.568
3 Felipe Faria (Grip Racing), 1:47.640
4 Marcio Affonso (Raptors Racing), 1:48.010
5 Juscelino Honorato (Raptors Racing), 1:48.116
6 Victor Ribeiro (Grip Racing), 1:48.333
7 LH Britto (Hoperários Racing), 1:50.171
8 Sergio Lemos (Hoperários Racing), sem tempo

Bela largada em Jerez, com a dupla da Overmind a frente, e Felipe Faria escorregando na zebra perdendo o terceiro posto para Marcio Affonso. Neste retorno de Faria, Ribeiro segurou para não encostar no parceiro de Grip e em uma dividida com Honorato acabou rodando, retornando no fim do pelotão.

Sergio Lemos não fez o qualifying, e vinha em bela recuperação ao atacar Honorato, mas uma investida muito forte na primeira curva o fez passar reto e levar o xis, voltando em sexto. Mais a frente, Affonso e Faria foram ao ataque e passaram por Amaral.

Affonso, Passos, De Sousa, Lemos e Honorato já haviam vencido na temporada, mas não Kolachinski nem Amaral, que estavam fortíssimos na briga pelo título nestas circunstâncias – prova do equilíbrio da competição. Com 10 minutos completados, nenhum outro incidente foi registrado.

Na matemática, entre Kolachinski, Amaral, Faria e Honorato, qualquer um que vencesse seria campeão, independente dos demais resultados dos concorrentes. Já Affonso e Ribeiro precisavam de vitória e ainda torcendo por uma combinação de resultados desfavoráveis para Amaral e Faria, que não poderiam chegar no segundo posto.

Com 15 minutos, Marcio estava entre Felipe e Rafael sob intensa pressão, e seu Superclio acabou escorregando e indo parar na barreira de pneus. Era o abandono de um dos concorrentes ao troféu.

Nas estratégias, Faria e Kolachinski pararam mais cedo e revelaram que iriam para dois pit stops. Eles reapareceriam nas duas primeiras posições, assim que os demais paravam em suas únicas oportunidades.

A corrida passou a ser um embate de ritmo e estratégias: Kolachinski e Faria fizeram a segunda parada e retornaram atrás de Amaral – a 3 e 5 segundos, respectivamente. Era uma vantagem pequena considerando que Rafael tinha pneus bem mais gastos.

Sergio Kolachinski foi ao ataque e superou Rafael Amaral, para cruzar a linha de chegada em primeiro e conquista o título no F1BC Superclio na temporada 2023/1. Uma conquista em campanha fantástica que teve justamente esta como sua vitória na competição – e ninguém venceu mais de uma prova.

Felipe faria passou por Rafael Amaral no finalzinho para ser o segundo, e garantir o vice-campeonato, além de garantir à Grip Racing uma virada de jogo sobre a Overmind Racing para conquistar o título de equipes.

Rafael Amaral em terceiro foi também o terceiro na tabela geral, e em seguida Sergio Lemos concluiu uma recuperação fantástica para fechar em quarto. Victor Ribeiro passou Juscelino Honorato na linha de chegada para ser quinto, seguido por LH Britto.

Final, 50 minutos
1 Sergio Kolachinski (Overmind Racing), 29 voltas
2 Felipe Faria (Grip Racing), 0:04.922
3 Rafael Amaral (Overmind Racing), 0:07.905
4 Sergio Lemos (Hoperários Racing), 0:20.954
5 Victor Ribeiro (Grip Racing), 0:26.923
6 Juscelino Honorato (Raptors Racing), 0:26.963
7 LH Britto (Hoperários Racing), 1:36.081
8 Marcio Affonso (Raptors Racing), Abandono (8)
Volta mais rápida: Sergio Kolachinski, 1:48.022
Hattrick para Sergio Kolachinski.

O F1BC Esports realiza campeonatos oficiais de BMW, MINI, Heineken, tem patrocínio de Realdrive, Investtop XP, CriaPubli, M7Help, e tem parcerias oficiais com Amika, Elleven TV, F1 Mania, Aliança Contra Incêndio, e F1 Brasil.

Race Control
Incidente entre Victor Ribeiro e Juscelino Honorato – Nenhuma ação tomada [1]