F1BC Indy Classic: John Silva (YouRaceBR) vence bela corrida em Motegi

F1BC Indy Classic 2023/3 @ Motegi

A terceira etapa do F1BC Indy Classic foi sem dúvidas a melhor até agora na temporada 2023/3 do F1BC Esports, com apenas uma bandeira amarela sendo agitada com um erro individual, e os pilotos atuando em forte ritmo, boas estratégias, e grande equilíbrio, que no final foi quebrado por John Silva (YouRaceBR Esports), que passou os rivais Victor del Porto e Silvio Sanchez para receber a bandeira quadriculada na frente.

Os três do pódio chegaram a liderar, além de Matheus Florentino, que mostrou uma estratégia inovadora sem a troca de pneus e ainda obtendo bom ritmo. Apenas três abandonaram a corrida, em um índica bem melhor do que nas provas anteriores. E Silvio, líder do campeonato, segurou bem sua posição de favorito com belas disputas.

O campeonato tem Silvio a frente na tabela com 135 pontos, enquanto Victor del Porto (98), Ricardo Ruy (96), Donna Veera (93), e John Silva (92) formam um bloco pra lá de equilibrado. Entre as equipes,a RPK e-Sports tem vantagem e favoritismo, sendo o trio completo na competição e ainda com bons resultados.

O qualifying de cinco minutos teve primeira fila da RPK com Silvio Sanchez e Fernando Stropa, enquanto Ricardo Ruy, Afonso Gonçales e Valmor Arenhart figuraram no Top 5. Victor del Porto errou a volta e foi parar lá no fundo do pelotão. Confira a ordem de partida para as 140 voltas a seguir.

Classificação
1 Silvio Sanchez (RPK e-Sports), 32.109
2 Fernando Stropa (RPK e-Sports), 32.197
3 Ricardo Ruy (Ruy Racing), 32.248
4 Afonso Goncales (RPK e-Sports 2), 32.253
5 Valmor Arenhart (Oscatarina Racing), 32.307
6 John Silva (YouRaceBR W2 e-ProGP), 32.332
7 Matheus Florentino (Independente), 32.381
8 Rafael Fuzaro (RPK e-Sports), 32.578
9 Donna Veera (RPK e-Sports 2), 32.601
10 Edilson Cardoso (RPK e-Sports 2), 32.641
11 Victor del Porto (Beneporto Pro Racing), 33.420
12 Rafael Rodrigues (PDS Racing), sem tempo
13 Mateus Casali (RM Motorsports), sem tempo

A corrida começou com forte ritmo de Silvio, e Stropa perdendo posições para os rivais mais próximos. Del Porto logo subiria no posicionamento, ganhando meia dúzia de colocações, e logo observando John Silva fazendo a mesma progressão.

Os pilotos seguiam disputando bem com os pneus agora ganhando temperatura ideal, e quando passaram do 40º giro, Victor e John conseguiram superar Silvio com uma administração eficiente dos desgastes.

Mas a bandeira amarela surgiu na volta 50, quando o tanque com menos combustível deixou os carros mais traseiros, e Fernando Stropa rodou sozinho na saída da Curva 4.

No retorno à prova, Matheus Florentino surpreendeu ao não trocar pneus e foi para a liderança, chegando a abrir mais de dois segundos de vantagem, enquanto John, Silvio e Victor mediam forças para ver quem ficava melhor posicionado.

As disputas em meio de pelotão também animaram, com Valmor Arenhart, Ricardo Ruy, Donna Veera, e Afonso Gonçales constantemente trocando posições. Infelizmente para Rafael Fuzaro a corrida terminou mais cedo, com a suspensão torta após um toque no muro.

Matheus foi aos boxes mais cedo que os concorrentes, mas talvez tarde demais para sua estratégia – quando ele já havia perdido ritmo e sido superado por Sanchez, Del Porto e Silva.

Após os pit stops de todos, ficou claro que John Silva conseguiria despachar os concorrentes rumo à vitória. Victor e Silvio deram bons trocoa nas manobras, mas John começou a abrir vantagem que foi esmagadora nas voltas finais, comemorando seu primeiro triunfo na categoria.

Victor del Porto e Silvio Sanchez fizeram a melhor disputa da noite, com boas e intensas trocas de posições, e Victor fechou a frente. Silvio com o pódio manteve a boa liderança na tabela.

Ricardo Ruy se recuperou bem para fechar em quarto, enquanto Donna Veera foi ao Top 5 novamente. Fernando Stropa, Matheus Florentino, Valmor Arenhart, Edilson Cardoso, e Rafael Rodrigues completaram a lista de 10 pilotos que receberam a bandeira quadriculada no oval japonês.

Final, 140 voltas
1 John Silva (YouRaceBR W2 e-ProGP), 140 Laps
2 Victor del Porto (Beneporto Pro Racing), -07.785
3 Silvio Sanchez (RPK e-Sports), -08.880
4 Ricardo Ruy (Ruy Racing), -10.916
5 Donna Veera (RPK e-Sports 2), -16.899
6 Fernando Stropa (RPK e-Sports), -16.998
7 Matheus Florentino (Independente), -17.701
8 Valmor Arenhart (Oscatarina Racing), -23.008
9 Edilson Cardoso (RPK e-Sports 2), +1 laps
10 Rafael Rodrigues (PDS Racing), +2 laps
11 Afonso Goncales (RPK e-Sports 2), +31 laps
12 Mateus Casali (RM Motorsports), +36 laps
13 Rafael Fuzaro (RPK e-Sports), +79 laps
Volta mais rápida: John Silva, 0:31.356

A F1BC Indy Classic terá sua próxima etapa no dia 23 de outubro às 22h (horário de Brasília), no oval de Fontana, com transmissão ao vivo no YouTube F1BC.

O F1BC Esports realiza campeonatos oficiais de BMW, MINI, Heineken, tem patrocínio de Realdrive, CriaPubli, M7Help, e tem parcerias oficiais com Amika, Elleven TV, F1 Mania, Aliança Contra Incêndio, e F1 Brasil.

Race Control
Nenhuma análise.