F1BC Formula Pro 2010/1 @ Sakhir

Com a chegada do meio da temporada, a Formula Pro se mostra muito equilibrada, pois diversos pilotos ainda tem chances de sair da última etapa como campeão da categoria. Em Sakhir, no último domingo (14/03), Thiago Medeiros vence em uma disputa que durou até a última volta e deixa o circuito empatado na liderança com Diogo Oliveira.

O circuito do Bahrein mantém opiniões diversas de pilotos tanto do automobilismo real como do virtual, quanto a fama de circuito perfeito. No Clube F1BC de automobilismo virtual, as feras da categoria mais alta dos formulas não questionam quando o assunto é entrar no cockpit e acelerar fundo. O piloto mais novo da categoria, Maurício Junior conquista sua primeira pole-position na Formula Pro, com um tempo que desbancou os principais postulantes a campeão da categoria. Thiago Medeiros divide a primeira fila com o piloto da Ferrari. Diogo Oliveira marca o terceiro tempo e André Cozza completa a segunda fila com sua RBR. Confira abaixo a classificação.

Classificação
1 Mauricio Jr (Ferrari), 1:33.163
2 Thiago Medeiros (Williams), 1:33.275
3 Diogo Oliveira (Ferrari), 1:33.565
4 Andre Cozza (RBR), 1:33.613
5 Fagner Roberto (RBR), 1:34.793
6 Sandro Nocera (Toyota), 1:35.204
7 Thiago Moreira (Williams), 1:35.861
8 Rodrigo Wizard (BMW), 1:36.378
9 Daniel Maloni (RBR), 1:36.492
10 Felipe Zschaber (Toyota), 1:38.161
11 Fernando Passos (Ferrari), 1:40.467
12 Gean Celso (McLaren), 1:40.467

A classificação já mostrava que a disputa na pista pelo degrau mais alto do pódio seria acirrada, com os pilotos marcando os tempos com pouca diferença para definir cada posição. Com uma curva à frente que não permite erro na largada, os pilotos da Formula Pro mostram tamanha habilidade ao registrar somente um incidente. Felipe Zschaber toca Rodrigo Wizard, que por sua vez acaba colidindo em Diogo Oliveira, que já disputava posições na primeira curva. Após o pequeno enrosco, as coisas começavam a dar certo para Thiago Medeiros e sua Williams.

Após a segunda curva, as posições começam a se definir. Sandro Nocera assume o segundo posto, mas teria o difícil trabalho de se manter à frente de um pelotão que disputava curva a curva. Pelo terceiro posto a disputa era entre os pilotos da Red Bull, André Cozza supera Fagner Roberto ainda na primeira volta e assume logo a segunda posição sobre Nocera.

A disputa pela ponta começava a ficar interessante. Medeiros tirava o máximo de sua Williams, enquanto Cozza disputava cada milésimo nesta empolgante disputa. O piloto da RBR chega a cravar a melhor volta, e trazia com ele Maurício Junior, que se recuperava de uma largada ruim. Aos poucos Cozza se aproximava de Medeiros e a primeira janela de pit-stop se aproximava para os pilotos que optaram por duas paradas.

Cozza abre a janela de pit-stop e logo Maurício faz o mesmo. Medeiros faz sua parada voltas depois. Diogo Oliveira se recuperava do toque na largada com sua Ferrari um tanto danificada. Maurício necessita fazer raparos em sua Ferrari e o tempo de parada aumenta, dando vantagem a Medeiros e Cozza.

Uma estatística interessante nesta etapa: todos os pilotos escolheram fazer duas paradas, o que não acontecia desde a primeira corrida da temporada. Diogo Oliveira é um dos últimos pilotos a fazer seu reabastecimento e troca de pneus, e nesse momento crava a volta mais rápida do circuito, levando o ponto de bonificação por este feito.

Thiago Medeiros abre vantagem sobre Cozza pela estratégia, já que o RBR sai mais pesado dos boxes. Maurício Junior disputa a segunda posição com Cozza na saída dos boxes, levando a melhor e assumindo o segundo posto. Maurício imprime um ritmo forte e volta a volta diminui a diferença que Medeiros sustentava. Uma disputa de tirar o fôlego acontecia algumas posições atrás, Daniel Maloni e Rodrigo Wizard disputavam curva a curva, mas o empolgante pega terminaria para o piloto da BMW Sauber por motivos de força maior.

A segunda parada se aproximava, e novamente a Red Bull monta a estrutura e abre a janela. Logo a Ferrari faz o abastecimento de troca de pneus de Junior e Oliveira. Thiago Medeiros faz parada e sai dos boxes líder da prova com Maurício ainda em perseguição. Diogo, que havia reparado o carro nos boxes, mostra um ritmo de prova muito forte e supera André Cozza na busca de um degrau no pódio.

A sorte aliada ao forte rendimento de Thiago fazia seu papel. A Ferrari de Maurício apresenta problema nos freios e o forte ritmo do piloto cai a cada volta, até que uma rodada força o piloto a baixar o rendimento total e tentar finalizar a bela corrida. A disputa pelo campeonato fica cada vez mais acirrada, com líder e vice-líder nas primeiras posições.

Ao final, Thiago Medeiros vence no Bahrein e sai da etapa empatado com Diogo Oliveira na liderança do campeonato, uma vez que Oliveira completa a corrida com ponto bônus e o segundo posto. André Cozza completa o pódio, quebrando o jejum de bons resultados nos formulas.

A Formula Pro se encaminha para o circuito virtual de Melbourne, situado ao redor do Lago Albert Park, para a quinta rodada da temporada. A corrida acontece no domingo do dia 28 de março, com transmissão ao vivo no site F1BC.com de automobilismo virtual.

Final, 50 minutos
1 Thiago Medeiros (Williams), 32 voltas
2 Diogo Oliveira (Ferrari), +14.472
3 Andre Cozza (RBR), +28.777
4 Fagner Roberto (RBR), +52.748
5 Sandro Nocera (Toyota), +53.407
6 Mauricio Junior (Ferrari), +1:52.221
7 Daniel Maloni (RBR), +1 volta
8 Gean Celso (McLaren), +1 volta
9 Felipe Zschaber (Toyota), +1 volta [+10s]
— Fernando Passos (Ferrari), Abandono (22)
— Rodrigo Wizard (BMW), Abandono (22)
— Thiago Moreira (Williams), Abandono (15)
Volta mais rápida: Diogo Oliveira, 1:32.812

Punições
F. Zschaber +5s, toque em R. Wizard causando perda de tempo (1)
F. Zschaber +5s, toque em T. Moreira causando perda de posições (1)

Punições pendentes de etapas anteriores
F. Siggelkow +60s, toque em S. Buch causando abandono (Barcelona)*
* Por abandono, cumprirá a punição na próxima corrida que completar.