F1BC Formula Light 2010/1 @ Sepang

Briga pelo título de pilotos, de equipes, pilotos em busca de suas primeiras vitórias, tudo neste sábado (03/04) no circuito virtual de Sepang, na Fórmula Light do clube F1BC. Um pódio totalmente diferente, com vitória de Eliezer Nunes, que cruzou em segundo, mas com a punição de Thiago Rosa, levou a vitória. E a decisão vai para última etapa, em Xangai.

Na classificação, uma surpresa. Otavio Messano da Brow Racers crava a pole position, sua primeira na carreira do F1BC. Ao seu lado, Evandro Dantas da 4Brothers, terceiro colocado no campeonato. Na terceira posição, o ainda sem equipe, Eliezer Nunes. Fechando a quarta fila, o vice-líder do campeonato e vencedor das duas últimas etapas, o piloto da EckoRacing Antonio Rony. Logo em seguida, o líder do campeonato, Vinicius Dutra, que iniciou a etapa com chances de sair campeão dela. Confira o grid completo:

Classificação
1 Otavio Messano (Brow Racers), 1:46.339
2 Evandro Dantas (4Brothers), 1:46.618
3 Eliezer Nunes (Sem Equipe), 1:46.994
4 Antonio Rony (EckoRacing), 1:47.055
5 Vinicius Dutra (4Brothers), 1:47.223
6 Rodolpho Amorim (V8 Racing), 1:47.248
7 Thiago Rosa (Escuderia Chiara), 1:47.290
8 Leonardo Couto (Guinness), 1:47.476
9 Jocimar Santos (Sinister), 1:47.908
10 Pedro Carvalho (Sinister), 1:48.453
11 Fernando Ferreira (V8 Racing), 1:49.359
12 Daniel Fonseca (Brahmeiros), 1:53.450

Dada a largada, os dois primeiros largam bem, mas Dantas supera Messano. Amorim e Rosa também fazem uma boa largada e superam Dutra ainda na reta, e Nunes e Rony após se tocarem. Dutra ainda se enrola com Carvalho no fim do primeiro setor, caindo para oitava posição. A partir daí, o que se viu foi uma briga intensa por praticamente todas as posições, todos atacavam e eram atacados. A primeira volta se encerra com Dantas, Messano, Rosa, Rony, Amorim fechando os cinco primeiros. O líder do campeonato, Dutra, era apenas o oitavo.

Ainda na volta 2, a briga pela quarta posição ganha destaque, com três carros, Rony, Amorim e Nunes. trocando posições entre eles a todo momento. Um pouco atrás, Dutra começa uma reação ultrapassando Couto. Porém na volta seguinte, Couto dá o troco e recupera a posição e cola no pessoal da frente.

Na volta 4, Amorim erra sozinho e cai para oitava posição. Um giro depois é vez do então líder da prova Evandro Dantas rodar sozinho e cair para a nona colocação, tirando suas chances de vitória e sua esperança de ainda brigar pelo campeoanto. Com isso, Rony tem o caminho livre para ultrapassar Nunes e começar a caça aos dois primeiros.

Na volta 8 começa a janela de pit-stops. Leo Couto é o primeiro a parar, muito cedo, ficando evidente ser o único piloto a fazer duas paradas. Estratégia que lhe custou a briga pelas primeiras posições. Rony imprimia um ritmo muito forte neste momento da prova, superando Otavio Messano antes mesmos de fazerem seus pits. Messano ainda é superado por Nunes na volta seguinte.

Ao fim da volta 13, o Messano e Dantas vão para os boxes, os primeiros da estratégia de uma parada fazerem seus pits. Na volta seguinte, Rosa, Rony, Dutra, Carvalho e Amorim fazem suas trocas de pneus e reabastecimento. Apenas Nunes e Ferreira param na volta 15.

Após todos pararem, os dois postulantes ao título foram os que mais se deram mal na janela de pit-stops. Rony que brigava pela ponta da corrida antes de parar, cai para quarta posição, com uma certa distância do terceiro. Dutra, que vinha na quinta posição, cai para sétimo. No fim da volta 17, Rony tem um problema estranho com seu simulador, que faz com que ele caia para sexta posição, perdendo mais de 10 segundos com isso. E ainda por cima, ele volta exatamente a frente de Dutra, seu rival na briga pelo campeonato.

Na volta seguinte, Couto, que vinha na quarta posição, faz sua segunda parada, voltando apenas em nono. Com isso, os postulantes ao título ganham uma posição cada.

Na volta 23, Dantas erra no mesmo local que errou no início da prova, e perde posição para Rony e Dutra, caindo para a sexta. Nessa altura a ordem era: Rosa, Messano, Nunes, Rony e Dutra, com a decisão do campeonato ficando para última etapa. Porém, essa prova ainda reservava mais emoção nas últimas três voltas, três pilotos na briga pela vitória, Rosa, Messano e Nunes. A briga esquenta mesmo entre Messano e Nunes pela segunda posição, fazendo com que o líder Rosa pudesse respirar um pouco. Eis que na volta 27, Nunes faz uma belíssima manobra e ganha a segunda posição de Messano.

Thiago Rosa cruza em primeiro, mas foi penalizado por um toque na primeira volta, e caiu para segundo, deixando a vitória cair no colo de Eliezer Nunes. Otavio Messano completou o pódio, que foi diferente dos anteriores, já que os postulantes ao título chegaram em quarto e quinto, Rony e Dutra, respectivamente. A diferença caiu para 25 pontos, restando apenas uma etapa para o final da temporada.

A última e decisiva etapa da Formula Light será disputada no circuito virtual de Shaghai, no sábado do dia 17 de Abril a partir das 19h30, com transmissão ao vivo no site F1BC.com.

Final, 50 minutos
1 Eliezer Nunes (Sem Equipe), + 3.903
2 Thiago Rosa (Escuderia Chiara), 28 Voltas [+5s]
3 Otavio Messano (Brow Racers), + 6.538
4 Antonio Rony (EckoRacing), + 12.605
5 Vinicius Dutra (4Brothers), + 25.877
6 Evandro Dantas (4Brothers), + 28.111
7 Rodolpho Amorim (V8 Racing), + 48.468
8 Leonardo Couto (Guinness), + 51.850
9 Fernando Ferreira (V8 Racing), + 1:20.256
10 Pedro Carvalho (Sinister), + 1:19.447 [+5s]
— Daniel Fonseca (Brahmeiros), Abandono (11)
— Jocimar Santos (Sinister), Suspensão (8)
Volta mais rápida: Eliézer Nunes, 1:46.400

Punições
P. Carvalho: Toque em V. Dutra causando perca de posição, +5s (v.1)
T. Rosa: Toque em O. Messano ganhando posição, +5s (v.1)

Punições Pendentes de Etapas Anteriores
J. Hernandes: Punição pendente de Barcelona, +60s**
L. Toresan: Punição pendente de Monte Carlo, +30s**

* Punições brandas não cumulativas para as etapas seguintes
** Continuam pendentes até a próxima corrida que o piloto completar.